Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/01/2004 09:38

Supremo suspende criação de novos municípios

STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, suspendeu agora à noite (30/12) as Leis 12.668/03 e 12.690/03 do estado de Santa Catarina que criaram os municípios de Balneário Rincão e de Pescaria Brava.

A decisão de caráter liminar será submetida ao referendo do Plenário do STF a partir de fevereiro do ano que vem e foi tomada em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3097) ajuizada pelo procurador-geral da República, Claudio Fonteles.

Em seu despacho, o ministro Maurício Corrêa considerou "a plausibilidade da argüição de inconstitucionalidade das leis estaduais invocadas". A decisão vale até o julgamento de mérito da Ação.

"Em um exame preliminar, impende observar que a jurisprudência deste Tribunal já se firmou no sentido da necessidade de lei complementar para estabelecer o período possível para a criação, incorporação, fusão ou desmembramento de municípios, além da imperiosa observância das demais exigências previstas na norma constitucional tida por violada", ressaltou o ministro.

Maurício Corrêa cita precedentes julgados pelo STF nesse sentido e destaca que em situação semelhante, ao julgar a ADI 2702, a Corte declarou a inconstitucionalidade de lei estadual do Paraná que previa o desmembramento de municípios.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)