Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Supremo define oito réus do caso mensalão

24 de agosto de 2007 - 15:07

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta sexta-feira (24) abertura de ação penal contra oito acusados no caso mensalão: o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP); os publicitários Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz; e os diretores do Banco Rural Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Ayanna Tenório e Vinícius Samarane.

O Supremo rejeitou a denúncia contra o publicitário Rogério Tolentino.

Desde quarta (22), o STF avalia se aceita pedido da Procuradoria-geral da República para abrir processo criminal contra 40 acusados de envolvimento no esquema do mensalão, que supostamente utilizava verba pública para comprar votos de deputados. O tribunal fez um intervalo para almoço por volta de 12h30 desta sexta e volta na parte da tarde a avaliar o inquérito.

João Paulo Cunha será processado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato (apropriação indevida de dinheiro ou bens públicos por funcionário público para proveito próprio ou de terceiros). Marcos Valério e os outros dois publicitários por corrupção ativa e peculato.

Os quatro diretores do Banco Rural serão processados pelo crime de gestão fraudulenta de instituição financeira.

O relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, recomendou a abertura das ações penais por corrupção e peculato ao deputado petista e aos publicitários, e o plenário recebeu por unanimidade. No caso da denúncia por lavagem de dinheiro contra João Paulo Cunha, três ministros rejeitaram, mas a abertura do processo foi aprovada por maioria.




G1

SIGA-NOS NO Google News