Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/08/2005 06:46

Supremo concede liminar a empresário que depõe na CMPI

STF

O empresário José Carlos Batista, sócio-gerente da empresa Guaranhuns Empreendimentos, Intermediações e Participações S/C Ltda, terá direito de permanecer calado durante depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CMPI) da Compra de Votos, sem o risco de ser preso.
Ele obteve liminar do Supremo no Habeas Corpus (HC) 86563. O depoimento será nesta terça-feira, às 11h30, no Senado Federal.

A defesa do empresário pedia a concessão de salvo-conduto a fim de assegurar seu direito ao silêncio e de não se auto-incriminar, reservando-se também o direito de somente apresentar sua versão dos fatos em juízo.

O relator do HC, ministro Marco Aurélio, afirmou que o direito ao silêncio, além de estar previsto no Código de Processo Penal aos réus, “é assegurado constitucionalmente a todo aquele que, sob a custódia, ou não, do Estado, é convocado para depor e vê-se alvo de investigação”. Ele acrescentou “que se paga um preço por se viver em um Estado Democrático de Direito, um preço que reputo módico – o respeito irrestrito ao arcabouço normativo, especialmente às balizas da Lei Fundamental”.

De acordo com a ação, Batista está sendo investigado por supostos crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e contra o sistema financeiro, tendo realizado operações financeiras para o publicitário Marcos Valério.

A CPMI da Compra de Votos foi criada para apurar as denúncias de recebimento de vantagens patrimoniais e/ou pecuniárias indevidas por membros do Congresso Nacional, com a finalidade de aprovar matérias previstas na Emenda Constitucional nº 1/95, que previa, entre outras coisas, a reeleição para mandatos executivos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)