Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Supremo arquiva ação contra jornalista da revista Veja

23 de agosto de 2005 - 09:16

A defesa da liberdade de imprensa como um dos pilares da democracia e a constatação de que o direito de crítica se apóia no pluralismo político. Com ênfase nesses fundamentos, o Ministro Celso de Mello arquivou notícia-crime –autuada como Petição (PET) 3486 no Supremo – ajuizada pelo advogado Celso Marques de Araújo contra o presidente do Conselho Administrativo da revista Veja, Roberto Civita, e os jornalistas Marcelo Carneiro e Diogo Mainardi.

O advogado pedia, na ação, abertura de processo penal contra os profissionais, devido ao conteúdo de artigos publicados na edição do dia 3 de agosto. Ele sustentava que os jornalistas deveriam responder por crime de subversão contra a segurança nacional, por colocarem em perigo o regime representativo e democrático brasileiro.

Na decisão, o Ministro Celso de Mello mostrou que o Supremo não seria o foro competente para o julgamento da ação. Mesmo assim, advertiu que “a Constituição da República revelou hostilidade extrema a quaisquer práticas estatais tendentes a restringir ou reprimir o legítimo exercício da liberdade de expressão e de comunicação de idéias e de pensamento”. Para o Ministro, a crítica jornalística, por mais dura que seja, é um direito constitucional e legítimo, sobrepondo-se a eventuais suscetibilidades dos detentores do poder.

SIGA-NOS NO Google News