Cassilândia, Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

Últimas Notícias

08/01/2018 11:00

Suplementos x CrossFit: como potencializar os resultados

Gazeta Esportiva

Em alta no Brasil, o CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. Normalmente os exercícios se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardio. Trata-se do método de treinamento que mais cresce atualmente no mundo, por proporcionar uma completa adaptação fisiológica possível no seu praticante, independente da idade ou nível físico do mesmo.

Com a prática do esporte é possível obter resistência cardiovascular (respiratória), resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade. Mas como potencializar tudo isso, atingindo os melhores resultados?

A suplementação correta é o grande segredo. Em um treino típico, atletas e praticantes irão fazer um aquecimento, a prática de uma técnica ou segmento de treinamento de força e depois o WOD (workout of the day), ou treino do dia. A montagem do WOD muda de dia para dia, mas tipicamente inclui uma mistura de exercícios funcionais feitos em alta intensidade por um período que geralmente varia entre 5 a 20 minutos. É exatamente para os WODs que os suplementos fazem toda a diferença.

O primeiro segredo é a fonte de energia. Para um Treino Hiit, também conhecido no Brasil como Treino Intervalado de Alta Intensidade, como o CrossFit, é fundamental uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico. Dessa forma o atleta terá energia para performar durante todo o período de exercício e não correrá o risco de ter uma queda da glicemia, que pode causar fraqueza e tontura. Um suplemento muito utilizado e eficaz é o Waxy Maize, que é absorvido lentamente, não apresenta pico de insulina e ajuda na queima de gordura. Estudo com ciclistas que consomem esse carboidrato demonstrou uma oxidação maior da gordura, em comparação com ciclistas que não utilizam o suplemento, e, consequentemente o emagrecimento.

Outro suplemento conhecido e até mesmo condenado erroneamente é a creatina. Há o mito de que a creatina sobrecarrega os rins ou pode causar pedras nos rins, mas se o indivíduo não possui deficência renal, a creatina pode, sim, ser usada com segurança. Obviamente que é fundamental o acompanhamento médico para utilização correta e dosagem ideal. A creatina é o suplemento mais bem estudado e com o maior evidência científica de funcionalidade. Em exercícios de curta duração ela é importante pela a reciclagem rápida de energia. Estudo com atletas de futebol americano comprovou que a creatina aumenta a força dos esportistas, atrasa a fadiga e reduz a lesão.

A beta-alanina também pode ajudar bastante os praticantes de Crossfit. Isso porque ela neutraliza o excesso de acidez de dentro da célula muscular, atrasando a fadiga muscular, muito comum nos WODs. O aminoácido serve para produzir um componente chamado carnosina, que atua justamente no bloqueio do excesso de acidez. A fadiga do exercício nada mais é que o alto nível de ácido lático no músculo, que faz o mecanismo de contração falhar.

E o último e não menos importante suplemento muito indicado para os praticamente de Crossfit é o ômega 3, que atua de três formas: reduzindo a asma induzida pelo exercício, principalmente em atletas com dificuldades respiratórias; alterando a constituição das membranas das células muscular, fazendo com que a recuperação pós-treino seja muito melhor, mais rápido e com menos dor; e melhorando a performance em exercícios rápido, conhecidos como anaeróbicos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 16 de Janeiro de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)