Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: suplementos alimentares são necessários?

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 26 de junho de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: suplementos alimentares são necessários?

Cada vez mais as pessoas se preocupam com a sua saúde e, assim, buscam opções saudáveis e práticas para se alimentarem e manterem o bom desempenho na rotina de exercícios físicos.

Nesse cenário, estão as mais variadas opções de suplementos alimentares, produtos para os mais diversos fins, dentre eles emagrecimento, hipertrofia muscular, aumento da resistência ao esforço, recuperação, etc.

No entanto, o uso desses suplementos deveria ser voltado apenas para atletas ou para pessoas altamente treinadas que não conseguem por meio da alimentação suprir as suas necessidades diárias de nutrientes, já que a rotina de treinos e/ou trabalho os impossibilita de ingerir comida ao longo do dia.

Vale ressaltar que a orientação e prescrição de suplementos alimentares compete aos profissionais de nutrição, estes habilitados para calcular e ajustar a dieta de acordo com as necessidades individuais. O uso indiscriminado de suplementos alimentares sem o devido cálculo das reais necessidades poderá expor as pessoas a riscos desnecessários, como por exemplo uma sobrecarga renal ocasionada pelo excesso de proteína.

Outro aspecto importante é em relação à procedência dos suplementos, pois há risco de comprar farinha ao invés de Whey protein ou consumir suplemento enriquecido com esteroides androgênicos anabolizantes (proibidos no país).

O que determinará a necessidade de suplemento é o nível de treinamento do indivíduo. Sujeitos com níveis iniciante ou intermediário (três a seis meses de treino), salvo a avaliação do profissional de nutrição, não necessitam se suplementar, pois a própria alimentação seria o suficiente. Sujeitos com nível avançado de treino (mais do que um ano de treino) e atletas se beneficiariam pelo uso de suplementos por conta da sua praticidade de preparo e de repor nutrientes isoladamente.

Outro aspecto determinante está relacionado ao tipo de treinamento realizado, pois cada modalidade de treino possui a sua especificidade e deve ser respeitada também na alimentação/suplementação.

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências.

SIGA-NOS NO Google News