Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

10/09/2013 15:08

Superdotado, aluno garante que não é estudioso e ganha prêmio nos EUA

Luciana Brazil, Campo Grande News
Gabriel garante que não é estudioso, mas tem facilidade para apreender. (Foto: Cleber Gellio)Gabriel garante que não é estudioso, mas tem facilidade para apreender. (Foto: Cleber Gellio)

Com apenas 17 anos e um futuro promissor pela frente, o estudante campo-grandense Gabriel Tiago Galdino já coleciona prêmios em programas de iniciação científica. O reconhecimento ultrapassou a fronteira do país e recentemente o estudante do terceiro ano recebeu dois prêmios nos Estados Unidos, na Feira de Ciências Internacional, em Phoenix, Arizona.

Meio sem jeito, ele confirma o que muitos imaginam. No teste do QI (quociente de Inteligência) o estudante foi classificado como superdotado. “É! Fui classificado com altas habilidades”, conta como se tivesse vergonha de dizer.

De óculos, jeito tímido, mas com seriedade de um cientista consagrado, o menino sabe muito bem aonde quer chegar. Diferente de muitos jovens, a profissão já estava definida desde cedo. “Quero fazer química e ser pesquisador. Sempre quis ser cientista. Desde criança sempre fui diferente, sempre me perguntei como as coisas funcionam”.

Gabriel desenvolveu um sabão feito à base um óleo retirado da castanha de caju, que mata as larvas de mosquito da dengue. O feito, orientado pelo professor da UFMS (universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Adilson Beatriz,foi premiado no Estados Unidos.

“O líquido da castanha de caju é um resíduo poluente e muito ácido. Tentei encontrar uma forma de retirar a acidez do líquido e transformei em um sabão, que colocado na água mata as larvas da dengue”.

Superdotado, aluno garante que não é estudioso e ganha prêmio nos EUA
Hoje (10) pela manhã Gabriel foi premiado simbolicamente, na abertura do Fórum Nacional de Tecnologias, em Campo Grande, no Hotel Grand Park, que reúne secretários estaduais e fundações estaduais de amparo à pesquisa.

Elogiado pelo governador do Estado André Pucinelli (PMDB) e pelo secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luís Antônio Elias, representando o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, Gabriel cativou o público. Sério, ele agradeceu a oportunidade das bolsas de estudos oferecidas pelas fundações de tecnologia.

Além da UFMS, o jovem cientista diz que vai prestar vestibular na USP (Universidade São Paulo), uma das mais concorridas do país. E para muitos, a aprovação é certa.

Ele garante que não é estudioso. “Não preciso estudar. Tenho facilidade para apreender”, disse o sortudo. Hoje, ele está matriculado na escola particular Nova Escola, mas quando ganhou o prêmio cursava o segundo ano na colégio estadual José Maria Hugo Rodrigues, no Bairro Mata do Jacinto.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)