Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Superalimentos são grandes aliados do organismo

Portal Educação Física - 26 de outubro de 2015 - 10:30

Na busca por uma alimentação cada vez mais saudável, as pessoas acabam se deparando com os chamados superalimentos. Mas o que eles são e como podem ser benéficos para a nossa saúde?

De acordo com Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista da Bio Ritmo, esses alimentos possuem grande quantidade de micronutrientes (vitaminas e minerais) e fibras com alto poder antioxidante. “Promovem muitos benefícios ao organismo, como por exemplo, prevenindo doenças e auxiliando no equilíbrio das funções corporais”, afirma.

Inclusive alguns desses alimentos podem ser incluídos diariamente na dieta. Neste caso, uma sugestão da especialista é a aveia em flocos que pode ser consumida de diversas maneiras no café da manhã: com iogurte, batida com alguma variedade de leite e frutas, misturada com salada de fruta ou até um mingau de fruta sem açúcar.

A nutricionista separou alguns exemplos desses superalimentos e seus respectivos benefícios:

Açaí: alto poder antioxidante e auxilia na prevenção de arteriosclerose (desgaste de artérias).

Castanha-do-pará: alto teor de selênio, mineral que atua no equilíbrio da tiroide, evitando oscilações de peso. Previne tumores, fortalece o sistema imunológico e protege contra a ação dos radicais livres, que tem sua produção aumentada com a prática de atividade física.

Aveia: Possui alta quantidade de fibras hidrossolúveis e consegue reduzir o nível de colesterol sanguíneo. Auxilia no controle de diabetes e na regulação intestinal. Rica em vitaminas B, cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, cloro, magnésio e manganês.

Romã: Potente antioxidante, rico em vitaminas do complexo B, A e C, sendo assim, atua no antienvelhecimento.

Apesar das vantagens desses alimentos, é importante frisar que o consumo deve ser equilibrado e sempre com o acompanhamento de um nutricionista. De qualquer forma, não há contra indicação.

“Sempre que programamos um plano alimentar preconizamos que haja um equilíbrio nutricional entre macro, micronutrientes, fibras, calorias, entre outros. Por isso, a incidência, frequência, preparo e quantidade são personalizadas”, finaliza Fúlvia.

SIGA-NOS NO Google News