Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Súmulas eletrônicas estão em uso no Paulistão

Federação Paulista de Futebol - 19 de fevereiro de 2005 - 08:55

O Campeonato Paulista da Série A-1 apresenta uma inovação com relação as súmulas das partidas: são as súmulas eletrônicas que, pela primeira vez em um campeonato, estão sendo utilizadas em um sistema que tem dado certo e mostrado eficiência, precisão e rapidez nas informações enviadas à FPF, logo após o término das partidas. "É um projeto que só a Federação Paulista de Futebol ousou a fazer e agora começa a colher os frutos que estão sendo da melhor qualidade", declarou Dino Gentille, vice-presidente do departamento técnico da FPF.

Para um dos coordenadores do projeto, Rodney Crozariol, a Federação está dando um passo certeiro e útil no futebol brasileiro. "O objetivo é eliminar a súmula de papel, tornando o apontamento dos jogos totalmente eletrônico. Mas por enquanto estamos trabalhando dos dois modos: com a súmula de papel e também com o PDA. Na próxima temporada deveremos estar apenas com a súmula eletrônica", falou Rodnei.

A FPF realizou treinamentos com todos os árbitros do quadro da entidade que trabalham na Série A-1, num total de 80 árbitros. Os profissionais gostaram do sistema e elogiaram a flexibilidade de correção de alguma informação antes do envio dos dados ao computador central da FPF.

Durante as quatro primeiras rodadas do Campeonato Paulista da Série A-1, nos 40 jogos realizados, apenas três tiveram problemas de ordem técnica. Nos demais nenhum problema, assim como nos trinta jogos das últimas três rodadas, que mostram a eficiência e a confiabilidade do projeto. O PDA foi utilizado durante os jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior realizados na Capital e está sendo utilizado em todos os jogos do Paulista da Série A-1.

O sistema funciona de forma simples e ágil. Os árbitros recebem um Cyberbank Poz. rodando o sistema Windows Pocket PC 2002, da empresa coreana Luxicon. Este aparelho é carregado com arquivos XML – gerados pelo servidor da FPF, contendo os dados referentes a partida, com o data, horário, local e o nome dos membros da arbitragem. O modelo também traz a relação dos atletas cadastrados pelos dois clubes na Federação.

Antes do início da partida, o árbitro confirma as escalações e assinala os jogadores que entram em campo. Iniciado o jogo o aparelho passa para as mãos do árbitro assistente, encarregado de anotar as ocorrências do jogo.Terminada a partida os dados são enviados para a FPF via celular.

SIGA-NOS NO Google News