Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/01/2004 15:48

Suinocultores de MS preocupados com a nova crise

Adriana Molina

As cotas para importação de carne suína definidas pela Rússia e que estimou uma queda de aproximadamente 30% na exportação brasileira devem prejudicar Mato Grosso do Sul, que hoje ocupa o sexto lugar no ranking nacional na produção de suínos.

Apesar do Brasil ainda não ter cota definida, a Rússia poderá continuar como o principal comprador da carne brasileira. Segundo Adriana Mascarenhas, assessora de economia da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), se realmente existir uma queda das exportações para a Rússia, Mato Grosso do Sul será prejudicado, "não há como prever um percentual, mas a diminuição das cotas poderá provocar uma nova crise como a que houve em 2002, em que foi necessário o abatimento matrizes para diminuir a produção e controlar a crise no Estado", afirma.

Adriana acredita que a conquista de novos mercados poderia amenizar o problema. A China é um mercado em vista para o Brasil, além de ser um grande apreciador da carne suína, também é um grande consumidor, por ser um país populoso.

Mato Grosso do Sul é exportador indireto da Rússia. A carne sul-matogrossense passa por Santa Catarina e Rio Grande do Sul antes de ser exportada. O Estado possui cerca de 258 granjas e 41 mil matrizes. Os frigoríficos Seara e Aurora são responsáveis pelo abate de aproximadamente um milhão de cabeças por ano. (dados de 2002).

Em 2003, MS exportou cerca de US$ 245 milhões, um crescimento de 23,5% em relação a 2002, onde os valores foram de US$ 198 milhões. Foram abatidos cerca de 700 mil animais, são mais de 60 toneladas de carne, uma média de 6 toneladas de carne suína produzidas por mês no Estado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)