Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Suína: MS divulga a definição do que é um caso suspeito

Agência do Rádio - 29 de abril de 2009 - 09:00

O Ministério da Saúde divulgou, nessa terça-feira, a definição do que é um caso suspeito de gripe suína. Os critérios são febre alta repentina acima de trinta e oito graus e tosse acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: dificuldade respiratória, dores de cabeça, musculares e nas articulações. Além disso, é importante saber se a pessoa que apresenta estes sintomas fez viagem nos últimos dez dias para o México ou áreas afetadas como Estados Unidos e Canadá. Apesar de não existir vacina para a gripe suína, algumas pessoas acreditam que a imunização realizada pela Campanha de Vacinação do Idoso pode evitar a doença. Mas imunização serve apenas para casos de gripe comum, como explica a coordenadora Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Arindelita Arruda.


"A vacina está indicada para a população idosa contra a gripe da influenza que é o vírus da influenza. Não tem comprovação de que essa vacina possa responder ou proteger contra esse novo vírus da gripe suína que tem aí. Tanto que não há recomendação de se tomar essa vacina por que pode dar uma falsa expectativa de proteção e a gente não tem essa comprovação. Portanto, não existe a indicação de se tomar essa vacina."

De acordo com a coordenadora Nacional de Imunização, o Ministério da Saúde enviou cento e trinta mil panfletos com informações sobre a gripe suína para os Aeroportos Internacionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Manaus e Fortaleza. Além disso, novos panfletos serão enviados para os aeroportos periodicamente ou quando uma nova informação for acrescentada. Quem tiver dúvidas sobre a gripe suína pode ligar para o Disque Saúde no número zero oitocentos, meia, um, um, nove, nove, sete.

Reportagem, Janary Damacena

SIGA-NOS NO Google News