Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Suína: Cidade do RS é a primeira a decretar emergência

Paula Laboissière , Agência Brasil - 23 de junho de 2009 - 10:20

Brasília - A prefeitura de São Gabriel, no interior do Rio Grande do Sul, declarou situação de emergência por conta do número de casos supeitos de influenza A (H1N1) – gripe suína – no município. Ao todo, 19 pessoas estão sendo acompanhadas. Os resultados das análises de laboratório estão atrasados mas devem ser divulgados ainda hoje (23). A cidade é a primeira no Brasil a adotar a medida.


Todas as escolas – públicas e privadas – tiveram as aulas suspensas. A realização de festivais e shows, além de cultos e manifestações religiosas, também está proibida por causa do risco do vírus se espalhar em meio à aglomeração de pessoas.

Em entrevista à Agência Brasil, a diretora de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel, Kátia Raposo Pereira, explicou que um estudante da cidade retornou de Buenos Aires (Argentina) recentemente e apresentou sintomas da doença. O paciente está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva e respira com a ajuda de aparelhos.

A decisão do prefeito Rossano Gonçalves de decretar ontem (22) situação de emergência representa uma ação “preventiva” com o objetivo de evitar movimentação pelas ruas. “Escolas e creches, por exemplo, têm um grande público. Preferimos restringir as pessoas caminhando pelas ruas”, disse ela.

O estado do Rio Grande do Sul registra, até o momento, sete diagnósticos confirmados de gripe suína e 15 pessoas em observação – dez delas apresentaram sintomas da doença após viagem à Argentina.


SIGA-NOS NO Google News