Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Suco de uva: algo bom ou ruim para a saúde?

Gustavo Sisant - Fitness Journal - 18 de dezembro de 2015 - 16:00

Primeiramente, vamos conhecer o resveratrol. O resveratrol é uma fitoalexina produzida por diversas plantas, não somente por uvas. Algumas plantas como kojo-kon, eucalipto, amendoim e amora também produzem a substância porém, as uvas que são realmente as fontes mais ricas, pois em sua casca é sintetizada maior parte do resveratrol. Uma pequena curiosidade: Por inteligência da natureza, a uva que mais sofre agressão do meio em que vive (fungos, temperaturas, irradiação de UVs) se torna mais forte, concentrada em resveratrol, permanece altiva.

O resveratrol possui duas formas (isômeros): O Trans resveratrol – famoso por sua ação benéfica ao organismo, e o Cis resveratrol – pobre em funções ao organismo.

Mas por que estou falando tanto desta substância? Porque ela possui diversos benefícios ao nosso organismo que é importante conhecer com mais detalhes.

Benefícios do resveratrol

O resveratrol reduz o risco de doenças cardiovasculares, ao agir sobre placas ateroscleróticas, é um potente antioxidante, potente antiinflamatório, possui um potente efeito quimiopreventivo (anti-câncer) e induz células defeituosas à morte (apoptose).

Em estudos recentes, os pesquisadores concluiram que o suco de uva brasileiro contém em média 0,54mg de resveratrol por LITRO. E que seria uma boa fonte de resveratrol.

Mas perceba o que de fato o estudoestá dizendo: Que para você gozar da subdosagem de 0,54mg do resveratrol, teria que ingerir um litro de suco de uva! Imaginemos que você queira gozar da dose plena do resveratrol de 25mg. Isso significa que você teria que beber cerca de 46 litros do suco de uva. É muito ou é pouco?

Mas tem um outro detalhe um pouco mais grave: Cada litro de suco de uva contém cerca de 145g de puro açúcar, equivalente a 6 colheres de sopa de açúcar.

Portanto, se desejar consumir os 25mg de resveratrol em sucos, consumirá 46 x 6 colheres de açúcar, ou seja, 276 colheres de açúcar!

Certamente, antes de gozar dos seus benefícios, pelo suco de uva apenas, já estaríamos diabético há muito tempo. Dessa forma, a minha opinião é a de que indubitavelmente, sucos de uva são péssimos como fonte se resveratrol e, além disso, são péssimos alimentos para serem consumidos por nós.

SIGA-NOS NO Google News