Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/05/2011 21:21

Sucessor de Pavanello já esteve na lista dos 100 brasileiros mais influentes

Fabiano Arruda, Campo Grande News
Dimas Lara Barbosa é secretário-geral da CNBB. (Foto: CNBB)Dimas Lara Barbosa é secretário-geral da CNBB. (Foto: CNBB)

Dom Dimas Lara Barbosa, sucessor de Dom Vitório Pavanello, na arquidiocese de Campo Grande foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

É secretário-geral da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e, entre suas formações, graduou-se em Engenhara Eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), em 1979.

Como engenheiro, chegou a atuar no IAE (Instituto de Atividades Espaciais (atual Instituto de Aeronáutica e Espaço) do CTA, e na Ericsson do Brasil, em São José dos Campos.

Nascido em Boa Esperança (MG), no dia 1º de abril de 1956, cursou a faculdade de filosofia no Instituto de Filosofia São Bento, e, São Paulo, e teologia no Instituto de Teologia Sagrado Coração de Jesus em Taubaté, onde se formou em 1988, quando recebeu ordenação presbiteral. Também fez doutorado em Teologia Sistemática pela Universidade Gregoriana de Roma.

Segundo histórico publicado pelo site da arquidiocese de Campo Grande, foi pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Eugênio de Mello, na Diocese de São José dos Campos, e vigário paroquial das paróquias Sant´Ana, São José e da Catedral de São Dimas, na Diocese de São José dos Campos.

Também foi professor e diretor do Seminário Propedêutico, vice-reitor do Seminário de Filosofia, professor do Instituto de Filosofia Santa Teresinha do Menino Jesus e, posteriormente, vice-reitor da Residência Teológica Padre Rodolfo, todos da Diocese de São José dos Campos. Lecionou ainda no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus em Taubaté.

Foi administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Diocese de São José dos Campos. De 2000 a 2003, a serviço da CNBB em Brasília, trabalhou como secretário no INP (Instituto Nacional de Pastoral) e secretário da Comissão Episcopal de Doutrina.

Sua nomeação episcopal ocorre no dia 11 de junho de 2003, sendo ordenado no dia 2 de agosto de 2003 em Boa Esperança. É bispo titular de \"Megalopolis in Proconsulari\".

Em 2007, foi membro delegado pela CNBB da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho.

Durante a 45ª Assembléia Geral da CNBB, ocorrida em Itaici, Indaiatuba, entre 1º e 9 de maio de 2007, foi eleito secretário-geral da CNBB.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)