Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sucessor de Pavanello já esteve na lista dos 100 brasileiros mais influentes

Fabiano Arruda, Campo Grande News - 04 de maio de 2011 - 21:21

Dimas Lara Barbosa é secretário-geral da CNBB. (Foto: CNBB)
Dimas Lara Barbosa é secretário-geral da CNBB. (Foto: CNBB)

Dom Dimas Lara Barbosa, sucessor de Dom Vitório Pavanello, na arquidiocese de Campo Grande foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

É secretário-geral da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e, entre suas formações, graduou-se em Engenhara Eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), em 1979.

Como engenheiro, chegou a atuar no IAE (Instituto de Atividades Espaciais (atual Instituto de Aeronáutica e Espaço) do CTA, e na Ericsson do Brasil, em São José dos Campos.

Nascido em Boa Esperança (MG), no dia 1º de abril de 1956, cursou a faculdade de filosofia no Instituto de Filosofia São Bento, e, São Paulo, e teologia no Instituto de Teologia Sagrado Coração de Jesus em Taubaté, onde se formou em 1988, quando recebeu ordenação presbiteral. Também fez doutorado em Teologia Sistemática pela Universidade Gregoriana de Roma.

Segundo histórico publicado pelo site da arquidiocese de Campo Grande, foi pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Eugênio de Mello, na Diocese de São José dos Campos, e vigário paroquial das paróquias Sant´Ana, São José e da Catedral de São Dimas, na Diocese de São José dos Campos.

Também foi professor e diretor do Seminário Propedêutico, vice-reitor do Seminário de Filosofia, professor do Instituto de Filosofia Santa Teresinha do Menino Jesus e, posteriormente, vice-reitor da Residência Teológica Padre Rodolfo, todos da Diocese de São José dos Campos. Lecionou ainda no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus em Taubaté.

Foi administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Diocese de São José dos Campos. De 2000 a 2003, a serviço da CNBB em Brasília, trabalhou como secretário no INP (Instituto Nacional de Pastoral) e secretário da Comissão Episcopal de Doutrina.

Sua nomeação episcopal ocorre no dia 11 de junho de 2003, sendo ordenado no dia 2 de agosto de 2003 em Boa Esperança. É bispo titular de \"Megalopolis in Proconsulari\".

Em 2007, foi membro delegado pela CNBB da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho.

Durante a 45ª Assembléia Geral da CNBB, ocorrida em Itaici, Indaiatuba, entre 1º e 9 de maio de 2007, foi eleito secretário-geral da CNBB.

SIGA-NOS NO Google News