Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Substâncias tóxicas podem se acumular em bebês através da amamentação

Portal APCD - 12 de outubro de 2015 - 09:00

Uma classe amplamente usada de produtos químicos industriais relacionados ao câncer e à interferência na função imunológica — as substâncias alquilato perfluoradas ou PFASs — parecem se acumular em bebês, de 20% a 30% por cada mês que eles são amamentados, de acordo com um novo estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. O estudo foi publicado nesta quinta-feira na “Environmental Science & Technology”, sendo o primeiro a mostrar a extensão na qual as PFASs são transferidos para bebês através do leite materno.

“Sabíamos que pequenas quantidades de PFASs podem ser passadas pelo leite materno, mas nossas análises de sangue agora mostram um acúmulo nas crianças”, disse Philippe Grandjean, professor adjunto de saúde ambiental.

Entenda: PFASs são usados para fazer produtos resistentes à água, graxa e manchas e estão em uso há mais de 60 anos em produtos como têxteis à prova de manchas, roupas à prova d'água, algumas embalagens de alimentos, tintas e lubrificantes. Estes compostos — que tendem à bioacumulação nas cadeias alimentares e podem persistir por um longo tempo no corpo — são encontrados regularmente no sangue dos animais e dos seres humanos em todo o mundo, e têm sido associados à toxicidade reprodutiva, desregulação endócrina, e disfunção do sistema imunológico.

Para os testes, os pesquisadores acompanharam 81 crianças que nasceram nas ilhas Faroé, entre 1997 e 2000, observando os níveis de cinco tipos de PFASs no sangue ao nascer e com idades entre 11 meses, 18 meses e 5 anos. Eles também analisaram níveis de PFASs nas mães das crianças na 32ª semana de gestação.

Eles descobriram que, em crianças que foram amamentadas exclusivamente, as concentrações PFASs no sangue aumentaram em cerca de 20% a 30% a cada mês, com aumentos mais baixos entre as crianças que foram parcialmente amamentadas. Em alguns casos, até o fim do aleitamento materno, níveis de concentração de PFASs no sangue das crianças superou o de suas mães.

Apenas um tipo de PFAS (perfluorohexanesulfonato) não aumentou com a amamentação. Depois que o aleitamento materno foi interrompido, as concentrações de todos os cinco tipos de PFASs diminuiram. Os resultados sugerem que o leite materno é uma importante fonte de exposição PFAS durante a infância.

“Não há nenhuma razão para desencorajar a amamentação, mas estamos preocupados que esses poluentes sejam transferidos para a próxima geração em uma idade muito vulnerável”, disse Grandjean.

SIGA-NOS NO Google News