Cassilândia, Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

14/10/2018 11:00

Subidas - Parte I

Renato Dutra (Tribo em Forma)

Para muitos corredores, as subidas são um pesadelo. As ladeiras são encaradas como um sofrimento, um martírio. Por outro lado, alguns atletas dominam os aclives com maestria. Sobem com força, elegância. Ao longo de tantos anos correndo, vi muita gente se arrastando para subir. Pude também testemunhar alguns que faziam as ladeiras parecer planas…rs. Enfim, as subidas dividem opiniões e gostos.

Eu sempre tive muita facilidade para fazer força nas subidas. Me lembro bem inclusive de, numa edição da Volta à Ilha, estar subindo um trecho super íngreme correndo, enquanto todos andavam. Ouvi: “cara, você é o único correndo!”. Isso lavou minha alma. Primeiro, eu estava realmente bem preparado para as subidas (qual corredor não gosta quando percebe que todos aqueles treinos difíceis fizeram a diferença?) e ouvir aquele elogio inesperado de quem estava assistindo a prova em um dos trechos mais íngremes, me deu toda a força que eu precisava para suportar aquele sofrimento (por mais preparado, o corredor sofre na subida…só disfarça e finge estar tudo sob controle…rs).

Mas, o que fazer para melhorar a capacidade de correr nas ladeiras? É algo treinável ou depende de talento? Os estudos estão aí para mostrar que é perfeitamente treinável. Só que muita gente acha que o treino se resume a ficar subindo morro, fazendo subidas. Importante, porém não é suficiente. Além de treinar subidas, outro ponto é a força. E é aí que alguns corredores pecam. Na hora de fazer os afundos, agachamentos, etc., é preciso pegar pesado. Não pode fazer um treino de força “preguiçoso” e achar que dá na mesma. Afinal, o que realmente importa é correr. Nada disso.

Por ora, é só. Fica a dica. Força! Vou continuar o assunto e inclusive terá um vídeo falando mais sobre o assunto. Termino o texto com um bordão: suba como se estivesse no plano. Não consegue? Será que não está faltando força?

Renato Dutra é professor de educação física, assessor de corrida, Graduado pela USP (CREF911G-SP); Pós Graduado pela UNIFESP; Colunista VEJA (2007-2014); Comentarista de Triatlo SporTV 2007-2010; Diretor Técnico da maior assessoria do Brasil (Run & Fun) 2010-2015; Colunista Sport Life 2014-2017; Autor do livro Dieta dos Passos e Malhação para Adolescentes. Contato: renatodutra.at@gmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 20 de Novembro de 2018
19:48
Cassilândia
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Segunda, 19 de Novembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)