Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sua corrida ou a do outro?

Renato Dutra (Tribo em Forma) - 15 de outubro de 2018 - 11:00

Dia desses eu postei no meu perfil do Instagram que todo corredor sente que o dever de competir. Não vale negar e dizer que só corre por você, etc. Isso é conversa…rs. Nós queremos correr, mas, sempre que possível, queremos ultrapassar. Nunca sermos ultrapassados…kkk. Não é ? O que me deixa curioso é porque somos assim, tão competitivos. Brigamos contra o relógio, a preguiça, outros corredores. Somos assim. Mesmo quando o treino do dia deve ser leve, sempre acabamos comparando o tempo que levamos para fazer uma determinada volta. Ué, se o treino deveria ser leve, por que então ficar medindo ?

Por um lado, é uma característica que nos leva à superação, a sair da cama ou arrancar aquele treino depois daquele dia de cão. Por outro, acabamos ficando escravos de nós mesmos. Quando um corredor nos ultrapassa, não necessariamente ele ou ela está nos desafiando. Será ? risos… Confesso que, sempre que um corredor chega ao meu lado, me sinto desafiado. Mas, após tanto tempo correndo, hoje sinto algo diferente quando isso acontece. Apesar do sentimento de competição vir à tona, me dou conta de que o que eu realmente quero e preciso é fazer a MINHA CORRIDA. O pace, o percurso, se vou parar, acelerar, tudo do meu jeito. A minha corrida é só minha. E, apesar de parecer tão simples, eu precisei ter tirado vários “rachas” que aliás foram ridículos….rsrs. para entender algo tão simples e bacana.

Hoje eu saio para correr e sigo o MEU PLANO. Só que consigo entender quem quer ultrapassar, pois geralmente quer se reafirmar como corredor. Tipo, eu posso. Nada contra. E entendo também quem reage e acelera, tipo eu sou mais corredor que você, ou coisa parecida. Mas fazer a MINHA CORRIDA é uma experiência que está acima disso. Me dá muito mais liberdade e prazer. É como não se importar com a opinião dos outros. Faz e pronto! Eu corri, ponto.

Renato Dutra é professor de educação física, assessor de corrida, Graduado pela USP (CREF911G-SP); Pós Graduado pela UNIFESP; Colunista VEJA (2007-2014); Comentarista de Triatlo SporTV 2007-2010; Diretor Técnico da maior assessoria do Brasil (Run & Fun) 2010-2015; Colunista Sport Life 2014-2017; Autor do livro Dieta dos Passos e Malhação para Adolescentes. Contato: [email protected]

SIGA-NOS NO Google News