Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

STJ:Prefeito de Sinop acaba de ser liberado por ministra

Só Notícias/Sinop - 21 de maio de 2007 - 22:08

O prefeito Nilson Leitão (PSDB) acaba de prestar depoimento no STJ e foi liberado pela ministra Eliana Calmon. Leitão ficou detido desde quinta-feira, juntamente com os demais investigados na Operação Navalha. A confirmação acaba de ser feita, em primeira mão, ao Só Notícias, pela assessoria do Superior Tribunal de Justiça. O prefeito prestou esclarecimentos por aproximadamente uma hora, acompanhado de seu advogado, Marcelo Segura. Como a investigação corre em segredo de Justiça, o depoimento foi a portas fechadas. "O prefeito esclareceu que não fez nada de errado, não recebeu nenhuma propina. Foi convicto em suas explicações e deu detalhes do processo licitatório. Ficou claro que o prefeito não cometeu irregularidade alguma", afirmou o advogado Marcelo Segura.

Leitão está sendo investigado por suspeita de direcionamento no processo de licitação das obras da rede de esgoto, vencida pela empresa Gautama. O ex-secretário de Desenvolvimento Urbano Jair Pessine foi apontado como suposto intermediário em direcionamento de propina de R$ 200 mil. Prestou depoimento hoje, e conforme Só Notícias antecipou, também foi liberado.

Jair Pessine foi seguido pela PF, no dia 21 de março, e filmado em um hotel, em Brasília, onde se encontrou com um diretor da Gautama. Ele é acusado de entrar sem nada nas mãos e sair com uma sacola onde teriam R$ 200 mil e seguido para o aeroporto e embarcado para Cuiabá. No relatório da PF, o agente federal fala que "possivelmente" a sacola que Pessine levava teria sido pega na Gautama. A PF aponta que no mesmo vôo estaria o prefeito Nilson Leitão, que também foi filmado conversando com Zuleido Veras, dono da Gautama, na sala de ginástica de um hotel, por cerca de 10 minutos. Mas o relatório da Polícia Federal não afirma que Leitão recebeu a tal sacola que estava com Pessine.

O advogado Claudio Alves Pereira disse hoje que na sacola "havia 3 garrafas de vinho".
"O que nos impressionou foi o reconhecimento da ministra ao dirigir as palavras para Jair e Nilson no sentido que estão livres. O que notamos na ministra foi a sensibilidade de ver o sofrimento de pessoas inocentes sendo presas sem provas de qualquer irregularidade, uma vez que nenhum dinheiro foi movimentado para execução da obra", afirmou o advogado Claudio Alves.

A ministra já colheu, nesta segunda, os depoimentos do conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe Flávio Conceição de Oliveira Neto; do ex-deputado federal de Sergipe Ivan Paixão; além de Ney Barros Bello, secretário de Infra-estrutura do Maranhão; Geraldo Magela Fernandes da Rocha, ex-assessor do governo do Maranhão, e João Alves Neto, filho do ex-governador de Sergipe João Alves

O prefeito Nilson Leitão deve retornar a Sinop nesta terça-feira. Ele deve chegar em Cuiabá por volta das 11:00hs.

SIGA-NOS NO Google News