Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

STJ reúne-se amanhã para debater novas varas federais

STJ - 15 de agosto de 2005 - 09:42

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reúne-se nesta terça-feira (16), às 17h. Os 33 ministros que compõem o Tribunal irão apreciar o texto do anteprojeto de lei que cria 400 novas varas na Justiça Federal. Após apreciação pelo STJ, o anteprojeto deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional. A proposta, apresentada pelo presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do STJ, ministro Edson Vidigal, foi aprovada pelo colegiado do CJF no dia 5 de agosto.

Pelo texto do anteprojeto, serão instaladas 50 novas varas a cada ano, ao longo de oito anos. Apesar dessa previsão de implantação gradativa, o presidente Vidigal acredita que, assim como aconteceu com as 183 varas criadas pela Lei n. 10.772/2003, esse calendário poderá ser antecipado. Por decisão do CJF, não consta do texto do anteprojeto a localização de municípios para sediarem as varas, apenas a determinação de que a escolha dessas localidades seja pautada por critérios técnicos.

O ministro Vidigal pretende negociar com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a inclusão de verba no Orçamento para 2006 que garanta pelo menos a instalação de 50 novas varas federais já no próximo ano, dada a urgência manifestada por setores da Justiça Federal quanto à necessidade de novas unidades.

SIGA-NOS NO Google News