Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/06/2012 18:02

STJ: redes sociais devem tirar do ar conteúdo ofensivo

Marta Ferreira - Campo Grande News

Mensagens publicadas em redes sociais, como Orkut e Facebook, que sejam consideradas ofensivas ou impróprias pelos usuários terão que ser retiradas 24 horas após serem denunciadas, determinou o STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O tribunal também decidiu que empresas responsáveis por serviços de e-mail, como Hotmail e Google, serão obrigadas a fornecer auxílio na localização do remetente de mensagens que causem danos morais. Foram duas decisões, da ministra Nancy Andrighi. A primeira, que trata sobre redes sociais, foi provocada por uma carioca que se divorciou. Pouco tempo depois ela descobriu um perfil falso em seu nome no Orkut e apontou o conteúdo como ilícito, mas ele foi suspenso dois dias depois.

A Justiça determinou que o Google pague R$ 10 mil à vitima. Além disso, a empresa, dona do Orkut, está obrigada a suspender conteúdos denunciados dentro de um dia, sem apuração prévia. Após isso, a empresa deverá checar se o caso é verdadeiro e se mantém a suspensão. Se a empresa não cumprir o prazo, a passará a ser responsável solidária pelo dano, podendo ser acionada na Justiça.

A diretora jurídica do Google, Fabiana Siviero, informou que a empresa lida com muitos casos semelhantes e que a jurisprudência ainda é inconstante no país.

\"Nós não vemos nenhuma obrigação ou efeito dessa decisão para o Google. Há uma inviabilidade técnica para fazer isso e em nenhum outro lugar do mundo é assim. A decisão de remover é irreversível. Ao tirar do ar, o conteúdo vai embora\", declarou.

A empresa deve entrar com recurso no STJ para esclarecer esses pontos, informou.

A segunda decisão do STJ foi motivada por uma ação de um advogado do Rio Grande do Sul que se sentiu prejudicado por e-mails enviados para sua rede de contatos sobre sua conduta profissional. A Microsoft Brasil informou, em nota, que, \"mediante ordem judicial, fornece os dados existentes em relação a contas de e-mail específicas\".

(Com informações da Folha de S.Paulo)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)