Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

19/01/2007 06:33

STJ - Mantida prisão de jornalista gaúcho

STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, negou seguimento ao habeas-corpus do jornalista Fernando Carlos Mayer Portinho, condenado por difamar o promotor de Justiça Damásio Sobiesiak. Ele cumpre pena devido aos crimes de racismo, calúnia, difamação e injúria. Além de não conseguir o alvará de soltura, o jornalista não terá o processo criminal anulado.

Portinho foi denunciado pelo Ministério Público da Comarca de Garibaldi, pois, na condição de diretor-presidente do jornal Novo Tempo, de circulação local, publicou afirmações difamatórias contra Sobiesiak. O jornalista inseriu, em texto de sua responsabilidade, declarações segundo as quais o promotor teria agido com totalitarismo e malícia, assumido uma postura de ‘todo poderoso’, que teria desrespeitado o Poder Judiciário, rasgado a Constituição e seria um ‘majestoso promotor’.

Segundo a denúncia, tal publicação foi motivada por nítido rancor, pois o promotor ingressou com uma ação civil pública contra a empresa de propriedade do jornalista pedindo a sustação do pagamento de empenho de mais de R$ 17 mil junto à Prefeitura Municipal. Pedia, ainda, as duplicatas emitidas e enviadas a bancos locais para operações de redesconto. Outro motivo que levou à difamação, foi o fato de ter sido requerida e deferida a prisão preventiva do empresário pela acusação de prática de racismo contra o mesmo promotor.

Em sua decisão, o presidente do STJ sustentou que compete a esta Corte julgar habeas-corpus contra atos de tribunais de justiça e tribunais regionais federais, o que não ocorre no caso em questão, em que se discute ato do juízo de primeiro grau.


Autor(a):Marcela Rosa

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)