Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/10/2005 08:15

STJ garante reconhecimento dos filhos de "ficantes”

Fabiana Silvestre/Campo Grande News

Decisão da ministra Nancy Andrighi, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), assegura o reconhecimento da paternidade a crianças nascidas de relacionamentos eventuais, o chamado “ficar”.

Conforme informações do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a ação foi iniciada em Rondônia, onde um suposto pai recusava-se a se submeter ao exame de DNA sob a alegação de que não havia indícios de que tivera relacionamento amoroso com a mãe da criança. Com esse argumento, o pai venceu o processo em todas as instâncias judiciais anteriores.

“Deve-se compreender que a prova de relacionamento dito amoroso não constitui condição sine qua non à declaração de paternidade; basta a prova de relacionamento casual existente entre a genitora e o investigado, esta temperada em consideração aos hábitos sociais, comportamentais sexuais adotados”, afirmou a ministra. O relacionamento, segundo ela, pode se restringir ao simples ficar, relação fugaz de apenas um encontro, mas que pode resultar na concepção.

O assessor jurídico da 2ª Vara de Família de Campo Grande, Maurício Melo, informa que, em média, 10% dos processos recebidos mensalmente pela vara, para reconhecimento de paternidade, são referentes a relacionamentos esporádicos.

Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de filhos frutos de relações não estáveis é crescente no país. Saltou de 26,5% para 57,5% dos nascimentos somente entre os anos de 1984 e 1993.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)