Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

STF torna válidas provas da acusação no caso do mensalão

Humberto Marques/Campo Grande News - 23 de agosto de 2007 - 18:09

Os ministros do Supremo Tribunal Federal rejeitaram, por unanimidade, os argumentos apresentados pelos advogados dos 40 acusados de envolvimento com o esquema de “mensalão”, tornando válidas as provas apresentadas pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza. O julgamento, que entra em seu segundo dia no STF, aprecia até então a validade das provas e das acusações, para obter um veredicto quanto a possibilidade ou não de se construir uma ação penal contra os acusados.

Segundo a Agência Estado, uma das provas apresentadas por Souza acabou descartada, uma vez que o ministro Marco Aurélio Mello alegou que a mesma foi adquirida de forma ilícita: tratam-se dos dados de operações de funcionários do Banco Rural, repassados pelo Banco Central sem autorização da Justiça. A prova foi rejeitada por seis votos a quatro. O relator do processo no Supremo, ministro Joaquim Barbosa, ainda defendeu que as provas implicam dirigentes dos bancos BMG e Rural na “organização criminosa” do esquema.

Com a aceitação das demais provas, os argumentos apresentados pelos 27 advogados de defesa questionando o material apresentado pelo procurador-geral acabaram rejeitados.

O esquema do “mensalão” envolvia pagamentos a parlamentares, para que votassem de acordo com interesses do governo, e foi denunciado pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB/RJ), também acusado de participação e que acabou cassado – ao lado de José Dirceu (PT/SP) e Pedro Corrêa (PP/PE). Outros quatro parlamentares renunciaram para evitar a cassação, e 11 acabaram absolvidos.

SIGA-NOS NO Google News