Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

18/07/2013 09:18

STF suspende criação de tribunais e barra ida de processos de MS para o PR

Aline dos Santos, Campo Grande News

A Justiça suspendeu a criação de quatro novos tribunais federais no Brasil. Na lista, está o tribunal da 6ª Região, que terá sede em Curitiba (Paraná), e também receberá processos de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Atualmente, o Estado pertence ao TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), com sede em São Paulo.

Ontem, a Anpaf (Associação Nacional dos Procuradores Federais) entrou com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com o portal G1, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, concedeu a liminar suspendendo a PEC 37. A Proposta de Emenda Constitucional, que cria tribunais no Paraná, Minas Gerais, Amazonas e Bahia, foi promulgada em junho deste ano pelo Senado. O presidente do Supremo já havia se manifestado publicamente contra a criação dos novos tribunais.

Segundo a entidade, a categoria representada pela associação, que atuaria em quase 50% dos processos em tramitação na Justiça Federal, terá suas condições de trabalho afetadas negativamente pelas alterações. A Anpaf alega ainda que a emenda prevê um prazo muito exíguo, de seis meses, para a devida estruturação da defesa das fundações e autarquias federais. O prazo termina em 7 de dezembro.

No processo, são citados os custos da mudança. Segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), as despesas anuais com os quatro novos tribunais podem chegar a R$ 922 milhões, porém devem receber 160 mil processos ao ano, apenas 5,3% do total de casos julgados na Justiça Federal, que chega a 3 milhões de processos ao ano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)