Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

19/01/2004 14:43

STF pede informações sobre a MP da soja transgênica

STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, determinou no último dia 16, em despacho, que o presidente da República e o Congresso Nacional informem sobre as razões da edição da Medida Provisória 131, que liberou para o plantio as sementes de soja transgênica da safra de 2003. A decisão do ministro foi tomada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3109) ajuizada pelo procurador-geral da República, Cláudio Fonteles.

O ministro entendeu que, no caso, deve ser aplicada a regra prevista no artigo 12 da Lei 9.868/99. Essa norma estabelece que, quando o tema se reveste de relevância jurídica, com implicações na ordem econômica, a decisão a ser tomada deve ser em caráter definitivo e não na fase de análise de cautelar.

Na ação, o procurador-geral alega que a Medida Provisória 131 permite o cultivo e a comercialização de soja geneticamente modificada, em todo o território nacional, independente de qualquer avaliação de impacto ambiental. Diz, ainda, que não pode haver a invocação do caráter de urgência para a futura safra de soja (2003/2004), por se tratar de matéria conhecida pela atual administração do governo federal há pelo menos seis meses.

Fonteles cita ainda o princípio da precaução, argumentando que a Medida Provisória desconsiderou duas decisões do Tribunal Regional da 1ª Região em ações civis públicas, que reconheceram a necessidade de estudo prévio de impacto ambiental. Defende também que não houve observância ao princípio democrático, pois a supressão do procedimento de licenciamento ambiental acaba por frustrar a participação comunitária.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)