Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/07/2016 19:20

STF derruba exigência de distância mínima entre postos de combustíveis

Midiamax

 

O STF (Supremo Tribunal Federal) divulgou nesta quinta-feira (14) uma decisão que derruba a exigência de distância mínima para instalação de postos de combustíveis em Dourados, município a 228 quilômetros de Campo Grande. Recurso apresentado por um empresário do ramo questionava a legislação municipal que estabelece 1000 metros entre esses estabelecimentos.

Na prática, esse empresário recorreu à Suprema corte com a alegação de que o artigo 86, parágrafo 4º, da Lei Complementar municipal 205/2012, afronta a Súmula Vinculante (SV) 49, “a qual prevê que ofende o princípio da livre concorrência lei municipal que impede a instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área”.

Era nesses termos da legislação municipal que a Prefeitura de Dourados apoiava-se para proibir que o empresário instalasse um posto de combustíveis onde pretendia (não foi informado o local e nem a data). E empreendedor recorreu à Justiça, mas perdeu tanto na primeira quanto na segunda instância, ou seja, na Comarca de Dourados e no TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Foram essas decisões judiciais que o ministro do STF, Marco Aurélio, suspendeu através da concessão de liminar. “Em análise preliminar do caso, o ministro Marco Aurélio entendeu que o acórdão do TJ-MS, ao julgar válido o dispositivo da lei municipal, mostra-se em desconformidade com a previsão da SV 49”, informou o Supremo Tribunal Federal.

“Consoante se observa, o verbete encerra entendimento, em tese e vinculante, no sentido da invalidade de norma local voltada a restringir a abertura de comércios de idêntica atividade considerado o critério geográfico”, afirmou o ministro do STF, conforme divulgado pela Suprema corte hoje.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)