Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/11/2008 18:32

STF defende cooperação contra "caos e desordem"

Campo Grande News

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, defendeu hoje (27) uma cooperação entre os órgãos que fazem a segurança pública no Brasil como uma solução para combater o “caos e a desordem” que o país enfrenta nessa área.

A declaração foi dada durante a participação de Gilmar Mendes no seminário Segurança Pública e Democracia nos 20 anos da Constituição de 1988, coordenado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.

O que há atualmente é um “debate estéril” para saber se determinada função é da polícia militar ou da polícia civil, se o Ministério Público pode investigar ou sobre quando usar as Forças Armadas, disse o ministro. Para ele, a Constituição Federal fornece baliza para uma ação concertada.

A possibilidade levantada pelo ministro é a criação de uma guarda nacional com a participação da polícia militar como auxiliar do Exército, por exemplo.

Ele acrescentou também que muito pode ser feito, sem mudança do texto constitucional, com a finalidade de atender o verdadeiro cliente dessa área, que é o cidadão carente de segurança pública. “Minha percepção é de que muitos dos pontos que estão sendo discutidos podem ser alterados por simples alteração na legislação”, afirmou.

Poder de investigação do Ministério Público

Em relação ao poder de investigação do Ministério Público, o presidente do STF declarou que não é contra essa possibilidade, mas se for autorizada precisa obedecer regras e precisa ser “à luz do dia”.

“Quando eu tenho um inquérito policial, publica-se que há um inquérito policial. E a partir daí a pessoa sabe que é investigada, é intimada e tem direito inclusive a vista dos elementos que lá estão. Agora quando se diz que há uma investigação que corre no Ministério Público quem sabe como se faz essa investigação ou quais são as medidas? Na verdade, parece uma investigação secreta e a gente sabe que investigação secreta não dá certo e não é compatível com o Estado de Direito”, afirmou Gilmar Mendes.

Ele ainda declarou que a possibilidade de investigação por parte do MP deve ser julgada ainda este ano no Supremo. A questão é discutida no Habeas Corpus (HC) 84548, em que o empresário Sérgio Gomes da Silva - conhecido como Sombra -, acusado de ser o mandante do assassinato do então prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel, em 2002, pede a anulação do inquérito porque as investigações foram conduzidas pelo Ministério Público.

Até o momento, dois ministros da Corte já votaram no caso antes do pedido de vista do ministro Cezar Peluso, em junho de 2007. O ministro Marco Aurélio, relator do caso, votou contra a possibilidade de investigação e o ministro Sepúlveda Pertence (aposentado) não viu qualquer irregularidade no procedimento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)