Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Soropositivos do País demoram a procurar o tratamento

Agência do Rádio - 18 de fevereiro de 2008 - 07:40

Muitos portadores de HIV demoram a procurar ajuda médica. E quanto mais tarde eles têm acesso ao tratamento, menores são as chances de controle da doença. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2003 e 2006, 43,7% dos brasileiros infectados acima de 15 anos já chegaram aos serviços de saúde com sintomas da aids. Em todo o País, quase 29% dos mais de 115 mil soropositivos morrem logo após o início do tratamento, de acordo com o relatório divulgado pelo ministério na semana passada. O vírus HIV afeta o sistema imunológico deixando o paciente vulnerável a qualquer tipo de doença. Se não for controlado no início, pode levar à morte em pouco tempo. O tratamento é feito à base de coquetéis anti-retrovirais disponíveis na rede pública de saúde. É o que lembra a diretora do Programa Nacional de DST/Aids, Mariângela Simão.

"Hoje, viver com aids não é uma sentença de morte. É uma doença complexa, o tratamento é difícil mas ele está disponível."

O relatório do Ministério da Saúde revela também que 85% dos municípios brasileiros já possuem registros da doença. A pesquisa faz parte de um acordo entre 189 países para acompanhar a evolução da aids no mundo.

De Brasília, Cynthia Ribeiro

SIGA-NOS NO Google News