Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

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24/09/2017 11:00

Sono e obesidade

Gazeta Esportiva

 

Você saberia responder se engorda mais quem dorme em excesso ou quem dorme pouco?

Para a resposta, é preciso, primeiro, saber que há uma classificação dos tipos de dormidores. De acordo com o especialista em Fisiologia humana, José Cipolla Neto, eles são divididos em grandes (necessitam de 8,5h a 9,5h de sono por dia) e pequenos (precisam de 5,5h a 6,5h de sono diariamente), ambos controlados pelo ritmo circadiano, que determina o ciclo de vigília e sono.

Há certa tendência em relacionar maior tempo dormindo com menor gasto energético e, consequentemente, maior acúmulo de energia, particularmente em forma de gordura corporal. No entanto, estudos realizados desde 2004 revelaram que indivíduos que dormem menos de cinco horas ininterruptas por dia possuem maior tendência para o sobrepeso e obesidade.

Esse aumento de peso está aparentemente associado à alteração das condições de hormônios como a leptina e agrhelina, que sinalizam respectivamente ao hipotálamo a saciedade e a fome. Nas pessoas que dormem pouco, esse eixo hormonal parece estar desregulado, o que promove o aumento do apetite e, consequentemente, estimula a maior ingestão calórica.

Os estudos também mostraram que o problema maior de ganho de peso está na privação de sono de pessoas acostumadas a dormir por mais tempo, já que existem pessoas que normalmente dormem em torno de cinco horas e não apresentaram alteração no peso corporal. As pesquisas destacaram, ainda, que cinco horas ou menos e nove horas ou mais de sono também representam fator de risco para a resistência à insulina e ao diabetes tipo 2.

Embora a privação de sono ou o excesso do mesmo possa favorecer o sobrepeso ou obesidade, a manutenção de um estilo de vida ativo, com a prática de exercícios físicos diários e alimentação adequada, reduz as chances de um indivíduo se tornar obeso, sem deixar de ressaltar que, para os que não se atentam ao sono, qualquer deslize pode representar mais números na balança.

Por isso, se você quer manter o peso e a saúde, o ideal é cuidar bem do tripé: bons treinos, bom apetite e bons sonhos!

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências. 

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