Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sonambulismo: tratamento é feito por meio de remédio

Agência do Rádio - 05 de dezembro de 2006 - 06:18

O sonambulismo é muito comum nas crianças, principalmente, na fase de transição para a adolescência. Mas os adultos que enfrentam o problema precisam ter cuidado. Quando ocorre de forma freqüente, o sonâmbulo pode até mesmo sofrer um acidente grave, já que não tem consciência dos seus atos. Segundo a neurologista Dalva Poyares, professora da Disciplina do Sono na Universidade Federal de São Paulo, é preciso fazer o diagnóstico com polissonografia. Ela explica como identificar o sonambulismo ou outros distúrbios do sono com exames laboratoriais.

"Ela dorme no laboratório, é monitorada por vídeo, e assim que acontece o evento a gente grava e observa em que fase do son o ele teve início. Aí, a gente sabe se é sonambulismo ou atitude comportamental de sono rem. Se a pessoa tem sonambulismo freqüente pode ser também que ela tenha um pouco de apinéia do sono. E se trata a apinéia, melhora a freqüência do sonambulismo. Pode ser que ela tenha um distúrbio do despertar, que pode fazer com que ela desperte freqüentemente e isso pode estar alterando o sono dela."

A neurologista também esclarece que o consumo de bebidas alcoólicas, o estresse e a privação do sono contribuem para desencadear o sonambulismo. E para os homens acima dos 40 anos, o mais provável é que ocorra um distúrbio comportamental de sono rem. O caso também precisa ser tratado, já que pode estar relacionado a alguma doença neurológica ainda não diagnosticada. O tratamento para o sonambulismo e outros distúrbios do sono é feito por meio de remédios e deve ser acompanhado por um médico especia lista.

De Brasília, Yuri Achcar


SIGA-NOS NO Google News