Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/12/2008 09:28

Soltar pipa: 12.771 ocorrências registradas; evite

Natália Bezutti

Com as férias chegando, os pais e responsáveis devem ficar atentos com uma das brincadeiras preferidas das crianças: empinar pipa. Sem orientação e lugar adequado, essa diversão pode se transformar em risco para a segurança das crianças e transtornos para a população.



Os números de ocorrências registradas até novembro de 2008, 12.771, são os menores desde 2003. Os acidentes também tiveram queda expressiva e, até o momento, foram constatados oito casos neste ano.


De acordo com o presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo (Stieesp), Carlos Reis, independentemente do número apresentado pela concessionária ser inferior ao do ano passado, sem orientações e medidas preventivas este número pode voltar a crescer. “Sem o aconselhamento dos pais e campanhas educativas, as crianças não têm noção do perigo a que estão expostas. Muitas vezes, nem mesmo os adultos têm conhecimento deste risco. Descargas elétricas causam acidentes gravíssimos, apesar de serem muito fáceis de prevenir”.



“Os meses de férias são os que apresentam maior número de ocorrências. Por isso, essas campanhas devem se intensificar nesse período”, ressalva Carlos Reis. Apenas em dezembro de 2007, foram registradas 2.819 interrupções de energia elétrica, provocadas por brincadeiras com pipas. Em 2008 o maior número foi em janeiro com 2.938 casos.



Quando enroscadas em postes, transformadores e cabos elétricos elas provocam curtos-circuitos e acionamento de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados na rede elétrica, tendo como conseqüência a interrupção do fornecimento de eletricidade.



Outro fator perigoso, decorrente da brincadeira, é a linha com cerol. Quando entra em contato com cabos elétricos, o cerol (mistura de vidro, cola e outros ingredientes), pode provocar curto-circuito e descarga elétrica. A linha também pode romper o fio elétrico e, dessa forma, provocar o corte de energia elétrica, além da grande possibilidade de o fio atingir alguma pessoa, gerando um acidente de conseqüências trágicas.


Dicas importantes

Soltar pipa apenas em locais afastados da rede elétrica;
Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutoras de energia e podem causar choques fatais;
Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-las;
Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios de alta e baixa tensão;
Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço;
Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente;
Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte;
Preferira pipas que não precisam de rabiola;
Não suba em telhados, lajes, postes ou torres para recuperar pipas;
Caso presencie um acidente desse tipo, para separar a vítima do condutor de energia use objetos de borracha ou madeira, evitando os de metal ou que estejam molhados.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)