Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Soja:Rigotto diz que atitude chinesa é para baixar preço

Adriano Gaieski/ABr - 03 de junho de 2004 - 16:54

O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, disse que está convencido de que a atitude chinesa de devolver quatro carregamentos brasileiros de soja em pouco mais de 30 dias tem o objetivo de baixar os preços do produto. Ele lembrou que o Brasil sempre se defronta com barreiras tarifarias, fitossanitárias e, quando não funcionam, entram os entraves comerciais.

Ele lamentou que isso esteja acontecendo justamente no momento em que os agricultores gaúchos se recuperam das perdas causadas principalmente pela seca no estado.
As declarações foram feitas depois da audiência que o governador teve com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Rigotto disse que conversou com o ministro sobre a instrução normativa que será publicada amanhã sobre a qualidade da soja e seu teor de mistura. De acordo com ele, o padrão brasileiro será baseado no norte-americano, que é o mais rigoroso do mundo. Será permitida a mistura de apenas duas sementes (tratadas) de soja por quilo de grãos sadios. O governador também garantiu que a fiscalização nos armazéns e no porto de Rio Grande está intensa. Segundo ele, não é só o Rio Grande do Sul que teve problemas com a China, mas todo o país, mesmo reconhecendo que das quatro cargas devolvidas, três saíram do estado.

SIGA-NOS NO Google News