Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/10/2010 07:38

Socorristas viram heróis no resgate dos 33 mineradores no Chile

Os seis socorristas que desceram ao interior da mina San José para ajudar os 33 mineradores soterrados desde 5 de agosto retornaram à superfície \"sãos e salvos\", simbolizando alguns dos heróis da saga.

Antes de começarem a subir, após o último minerador, Luis Urzúa, já haver chegado à superfície, os seis funcionários de resgate seguraram um cartaz no refúgio da mina com os dizeres \"Missão cumprida Chile\".

A cápsula \"Fênix 2\", responsável por içar os 33 mineradores durante 24 horas, subiu e desceu no dobro da velocidade quando retirou os socorristas do fundo da jazida.

Manuel González, especialista em salvamento, Roberto Ríos, infante da Marinha, e Patrício Roblero, suboficial da Marinha e especialista em salvamento, foram os primeiros da equipe de resgate a descer à mina na noite de terça para quarta-feira.

Já Jorge Bustamante Ramírez, socorrista da empresa estatal Codelco, desceu por volta das 11h local (mesmo horário de Brasília), após o resgate do 13º minerador, Carlos Barrios.

Por sua vez, o cabo Patrício Sepúlveda, do Grupo de Operações Especiais de Carabineiros, e o bombeiro Pedro Rivero foram ao interior da mina poucas horas mais tarde.

Por volta da meia-noite, os 17 milhões de chilenos retomaram as atenções às imagens da televisão oficial para acompanhar a saída dos seis socorristas.

Primeiro dos socorristas a chegar na mina, Manuel González foi também o último a sair. Ao deixar o refúgio da jazida, acenou para a câmera no interior e entrou na \"Fênix 2\" para a última viagem de volta à superfície.

Era esperado do lado de fora pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, e pelo ministro de Minas, Laurence Golborne, entre outros funcionários de resgate.


Matéria da EFE e Folha Online o Cassilandianews publica por entender ter sido aa que melhor mostrou a importância dos socorristas no resgate. Na opinião do nosso editor, os grandes heróis foram os socorristas.

Leia matéria publicada ontem no Cassilandianews

Chile: Afinal, quem são os heróis?
Quarta-feira, 13 de Outubro de 2010 16:39
João Girotto

O mundo está tratando os 33 mineiros que ficaram 68 dias soterrados em uma mina no Chile, como heróis. E são. Afinal, foram dias de sofrimento e privação.

Na tarde de hoje, porém, cheguei a conclusão que heróis são os cinco socorristas. Eles aceitaram descer para organizar o resgate e verificar a saúde de cada um.

A história de cada mineiro está sendo contada pelos canais de televisão do mundo inteiro, conforme a subida de cada um. Eles ficaram lá, não porque queriam, mas porque a mina desabou.

Pense bem. Você a salvo coloca a sua vida em risco. Os socorristas merecem estátuas no local. Não existe maior exemplo de solidariedade. O que você acha?

NR: a informação é que eram cinco e não seis, como mostra a matéria publicada hoje.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)