Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sociedade precisa aprender a valorizar os idosos

Roberta Lopes/ABr - 15 de junho de 2006 - 19:27

Nesta quinta-feira (15) é comemorado o Dia Mundial de Combate à Violência Contra os Idosos. A iniciativa é da Rede Internacional para a Prevenção do Abuso de Idosos, representada no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Segundo o presidente do Conselho Nacional do Idoso, Perly Cipriano, no Brasil há um processo rápido de envelhecimento e é preciso uma mudança na sociedade para que ela saiba conviver e valorizar os idosos. " Os quilombolas tratam bem os seus idosos, os índios tratam bem os seus idosos, os ciganos tratam bem os seus idosos, quase todas as raças e etnias atendem bem os seus idosos. Então não é uma questão de situação econômica. É uma questão cultural que precisa mudar no Brasil", comentou.

Segundo ele, a população de idosos é a que mais cresce no mundo em todos os continentes. "Os idosos querem aprender a ler, escrever, querem voltar para a universidade, querem aprender uma nova profissão, continuar trabalhando. Eles têm uma contribuição a dar e é preciso que a sociedade se prepare para receber essa contribuição."

Cipriano também destacou que hoje é um dia de conscientização da violência contra o idoso. Ele disse que há muita violência contra o idoso no mundo inteiro, seja nas camadas pobres ou nas camadas mais ricas da sociedade. "Tem violência física, tem negligência, tem abandono. As pessoas pegam seu idoso, colocam numa instituição de longa permanência, os chamados asilos, deixam abandonado e nunca mais vão lá. Essas pessoas nem denunciam porque não têm coragem de denunciar o filho ou a filha", afirmou.

SIGA-NOS NO Google News