Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/06/2009 18:07

Sociedade não está preparada para conviver com idosos

Isabela Vieira , Agência Brasil

Rio de Janeiro - A sociedade não está preparada para conviver com os idosos na avaliação de 80% das pessoas entre 55 e 73 anos de idade ouvidas em pesquisa divulgada hoje (25) pelo banco Bradesco.

O estudo Longevidade Brasil revela também que 39% dos idosos foram vítimas de discriminação por conta da idade. Entre os que mais relataram o desrespeito, 44% são mulheres, com mais de 70 anos (49%) e da classe C (42%). A pesquisou ouviu cerca de 2 mil pessoas em seis grandes cidades do país.

No documento, os idosos alertam para o despreparo dos serviços públicos e privados, principalmente do transporte público, da saúde e dos bancos, nos quais são tratados, muitas vezes, com descaso.

Para o aposentado Dagoberto Moreira, 86 anos, que participou da divulgação da pesquisa, os ônibus são os principais vilões. Ele confirma o fato de os motoristas não pararem ao sinal dos mais velhos e conta casos de direção perigosa.

“Só em lugares muito preparados há uma dedicação aos idosos. Em geral, o que a gente vê é a falta de respeito. Os ônibus não respeitam quando os idosos estão descendo ou subindo, ou até atravessando a rua. Outro dia, se eu não seguro uma senhora, ela ia parar longe com a arrancada do motorista”, contou o aposentado.

Para o cientista social José Carlos Libânio, responsável pelo levantamento, chama atenção o fato de 56% dos idosos usarem algum tipo de transporte público mais de uma vez por semana e este serviço ser apontado como o principal ambiente de discriminação.

De acordo com o pesquisador, a solução para o problema passa por medidas que incentivem a “civilidade” e o respeito.

“É irracional achar que todas as políticas têm que ser universais. O problema é o mesmo do machismo e exige uma mudança de mentalidade. Tem que ser uma evolução dos patamares de civilidade e a história demonstra que isso é possível”, avaliou.




Edição: Lílian Beraldo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)