Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/07/2006 14:55

Sobe para 520 o número de mortos por tsunami

Subiu para 520 o número de mortos pelo tsunami que atingiu a ilha de Java, na Indonésia, na última segunda-feira. À medida que equipes de resgate continuam encontrando corpos nos escombros deixados pela onda gigante, crescem as pressões para que as autoridades expliquem a falta de alertas antes da tragédia. Membros do governo indonésio disseram ter sido prevenidos de que um tsunami poderia atingir a ilha de Java, mas afirmaram que não tiveram tempo suficiente para passar a mensagem às comunidades na costa do país.

O tsunami foi causado por um terremoto no leito marinho, que registrou 7,7 graus na escala Richter e gerou uma onda de dois metros de altura. Apesar de esforços empreendidos desde o tsunami de 2004, ainda não há sirenes ou alarmes em toda a extensão da ilha.

Precariedade

“Nosso sistema ainda não está funcionando propriamente. Ainda estamos desenvolvendo uma rede de comunicação especificamente para essas regiões”, disse um membro do governo, Fauzi. Atualmente o sistema funciona em Aceh, área atingida pelo tsunami de 2004, que deixou 130 mil mortos. Mas Java teria de esperar, no mínimo, até o ano que vem, segundo o vice-presidente, Jusuf Kalla.

Peter Cameron, porta-voz da Cruz Vermelha na capital, Jacarta, disse à BBC que as autoridades receberam o alerta apenas 20 minutos antes da tragédia. “Até que eles recebessem a mensagem e pudessem disseminá-la, o tsunami já havia atingido a costa”, afirmou.

Deslocamentos

Mais de 50 mil pessoas foram deslocadas desde segunda-feira. Em meio a rumores de um novo tsunami, muitas se mudaram para as montanhas ou para as áreas mais altas da ilha. “Estou muito assustada para descer”, declarou uma senhora à agência France Presse. Os sobreviventes afirmam que o desastre reavivou as memórias o tsunami de 2004. “Quando escutei a palavra ‘tsunami’, as imagens de Aceh se acenderam na minha cabeça. Como todo mundo, corri e tentei me distanciar do mar o mais rápido possível”, contou o produtor de cocos Sudarmin.

A Indonésia está localizada no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, uma área de constante atividade sísmica. No dia 27 de maio, um terremoto de 6,3 graus atingiu as proximidades da cidade de Yogyakarta, em Java, matando mais de 5,8 mil pessoas.



BBC Brasil

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)