Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sobe para 15 número de mortos em acidente com barco

Amanda Mota/ABr - 04 de maio de 2008 - 18:31

Manaus - Serão retomadas amanhã (5) as buscas pelos passageiros desaparecidos durante o naufrágio do barco “Comandante Sales”. A embarcação perdeu o equilíbrio e virou por volta das 5h30 de hoje (4) no Rio Solimões, no Amazonas, próximo ao município de Manacapuru, a 84 quilômetros de Manaus. Estão confirmadas as mortes de 15 pessoas.

Outras 15 podem estar desaparecidas. O número não é exato porque, de acordo com a Capitania Fluvial da Amazônia, a embarcação “Comandante Sales” estava irregular. Ela não é inscrita na Capitania dos Portos e por isso não tinha autorização para navegação. Em janeiro deste ano, o mesmo barco chegou a ser apreendido pela Capitania dos Portos por não possuir a documentação exigida e estar navegando sem tripulação habilitada.

Segundo a Marinha, cerca de 80 pessoas estavam à bordo, entre passageiros e tripulantes. Eles saíram da comunidade Lago do Pesqueiro - onde participaram de uma festa religiosa na noite de sábado - com destino a Manacapuru. Há suspeita, inclusive, de superlotação. Possivelmente, segundo a Marinha, a forte chuva provocou o desequilíbrio da embarcação e fez com que ela virasse.

Alguns passageiros conseguiram nadar até a margem do rio e outros foram socorridos de imediato pelos ocupantes de outro barco que vinha logo atrás do “Comandante Sales”.

O Corpo de Bombeiros do Amazonas informou que o barco não naufragou totalmente e já foi atracado em uma das margens do rio.

As buscas dos sobreviventes foram feitas por mais de 40 mergulhadores e bombeiros e começaram por volta das 10h, horário de Brasília.

Um inquérito administrativo coordenado pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental será instaurado para apurar o acidente. O prazo inicial para conclusão das investigações é de 90 dias.

A capacidade de carga e de passageiros de uma embarcação é definida por meio de vistoria da Capitania dos Portos, a partir da regularização formalizada pelo proprietário do barco.


SIGA-NOS NO Google News