Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Só resultado objetivo interessa à sociedade diz Delcídio

Critina Índio do Brasil - ABr - 19 de janeiro de 2006 - 10:12

Apesar das dificuldades enfrentadas, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios vai alcançar os resultados esperados pela sociedade brasileira. A avaliação é do presidente da CPMI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT/MS). Em entrevista ao programa Notícias da Manhã , da Rádio Nacional, o parlamentar afirmou que para não frustrar a expectativa da sociedade a comissão terá que apresentar resultados objetivos com base entre outros fatores, em indícios fortes e provas concretas.

"Pautar os resultados não só por investigações da própria CPI, mas também de outras instituições como o Tribunal de Constas da União, a Controladoria Geral da União e mesmo auditorias internas feitas pelas empresas envolvidas. Temos um manancial grande de informações fruto de todo o trabalho, e efetivamente, precisamos tipificar muito bem as penas relacionadas com os principais envolvidos", completou.

Para o senador em função do ano eleitoral, a CPMI vai precisar de muita clareza na reta final porque podem surgir denúncias e documentos de origem não identificada e isso acabar prejudicando as investigações. "Temos que ter muita serenidade ao analisar para que não venhamos dispersar os trabalhos da CPI comprometendo o resultado", disse.

Segundo Delcídio Amaral, agora, a comissão tem que trabalhar "fortemente" na elaboração do relatório levando em consideração os prazos para pedidos de vista que devem ser feitos por parlamentares. O senador acrescentou que esses pedidos são naturais em um processo de uma CPMI como a dos Correios que abordou tantos temas.

"Aos parlamentares cabe o direito de apresentar, inclusive, voto em separado em função do relatório apresentado. Agora temos que trabalhar duramente para fechar o relatório, que não só mostre as irregularidades, mas que encaminhe os processos ao Ministério Público e às mesas da Câmara e do Senado", disse.

O senador defendeu ainda que o trabalho final da CPMI indique sugestões para melhorar o controle das operações financeiras no país, o que para ele vai diferenciar a comissão de outras já instaladas no Congresso. "É uma CPI propositiva, sugerindo melhorias dos mecanismos de controle do sistema financeiro, novas propostas para a área de resseguros do Brasil, sugestões para a área de lavagem de dinheiro. Com isso vamos contribuir ainda mais para evitar que esses acontecimentos se repitam no futuro", explicou.

SIGA-NOS NO Google News