Cassilândia, Sexta-feira, 03 de Abril de 2020

Últimas Notícias

15/03/2020 02:00

Só neste sábado, 8 fizeram teste para detectar coronavírus na Capital

Campo Grande News

Após dois casos do coronavírus serem confirmados em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) repassou uma série de orientações aos pacientes que apresentarem sintomas semelhantes ao da gripe. Oito coletas feitas neste sábado são investigadas pela secretaria e os pacientes devem buscar preferencialmente às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para atendimento.

A população deve recorrer as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) apenas em caso de desconforto respiratório. Por concentrarem vários pacientes, com diferentes tipos de doença, as unidades de emergência são consideradas um espaço arriscado para quem está com o sistema imunológico debilitado. Tosse e coriza estão entre os sintomas da Covid-19.

Em coletiva de imprensa, realizada na tarde deste sábado, a infectologista da Sesau, Márcia Dal Fabro, fez um apelo especial para os idosos. Segundo a médica, eles devem evitar sair de casa para ficar em aglomerações. A letalidade entre as pessoas com mais de 60 anos, com a doença, é de 15%.

Em casos de suspeitas, os idosos devem evitar o contato com crianças, pois a maioria delas costuma não apresentar os sintomas do coronavírus.

A Sesau vai contar com uma unidade de reposta rápida, ou seja, equipe a ser designadas para as unidades de saúde caso pacientes necessitem fazer exames para investigar a doença. Se a suspeita envolver pessoa acamada, os servidores da saúde devem se deslocar até a casa do paciente.

Com os casos confirmados, a equipe irá avisar o paciente, questionar sobre as pessoas que tiveram contato, e orientá-las a procurar unidades de saúde se apresentarem sintomas.

Veruska Lahdo, superintendente de vigilância em Saúde, afirma que a estratégia é sensibilizar a população para tomar as medidas de prevenção, pois a doença ainda não tem um tratamento eficaz ou uma vacina para combatê-la. Quem apresentar sintomas, segundo ela, deve evitar ir ao trabalho. Em casos de crianças, a recomendação é para não levá-las para escola.

São 71 unidades básicas de saúde na Capital. Elas funcionam das 7h às 19h, mas podem ter o horário estendido até às 22h, caso seja necessário.

Leitos – De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro, 60 leitos normais e mais de 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foram ativados no Hospital do Pênfico, na saída para Sidrolândia.

Além disto, o Ministério da Saúde já habilitou 10 leitos de UTI do Hospital do Trauma e o governo do Estado mais 9 leitos no HR (Hospital Regional).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 03 de Abril de 2020
Quinta, 02 de Abril de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)