Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Situação aérea só será ideal em março, diz Anac

12 de dezembro de 2006 - 14:00

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, afirmou que a situação aérea do país só se tornará ideal em março do ano que vem, e acrescentou que, embora todas as medidas tenham sido tomadas para se evitar novos transtornos, é preciso "rezar" para que não ocorram mais problemas.

"Na entrada do ano, entram os controladores (de vôo) formados em novembro. Estamos em uma situação boa e podemos com certeza, a partir de fevereiro e março, estar em uma situação ideal", disse Zuanazzi a jornalistas, na sede da Federação do Comércio do Rio de Janeiro.

Atualmente, o centro de controle aéreo Cindacta 1, em Brasília, conta com 188 controladores, número que deve ser ampliado para 210 até fevereiro.

"A situação do ponto de vista do espaço aéreo é melhor do que se tinha em setembro quando a crise se desenvolveu. A tendência é só de melhoria... nós já estamos num estágio bom, e no fim de fevereiro o estágio será ótimo, do ponto de vista do número de controladores para o número de aeronaves no Brasil."

Zuanazzi informou ainda que o limite imposto para o horário de vôos executivos será revogado esta semana. Estes vôos estavam impedidos de ser feitos nos horários de pico da aviação comercial desde setembro, quando começou a crise.

"Já estamos repondo as posições do tráfego aéreo e devemos permitir que a aviação geral possa voar", disse.

Zuanazzi insistiu que a situação do sistema aéreo brasileiro é mais tranquila e que todas as medidas técnicas foram tomadas para garantir um fim de ano mais calmo.

Ele minimizou uma declaração feita na segunda-feira pelo ministro da Defesa, Waldir Pires, segundo o qual seria necessário "fé" para que tudo corresse normalmente no setor neste fim de ano.

"Foi uma forma de o ministro dizer que nós tomamos todas as medidas e que o resultado nem sempre é o que se espera. Às vezes, acontecem coisas como na semana passada. Uma pane em um equipamento que nunca ocorreu... Foi uma expressão, a gente tem que rezar para não acontecer esses problemas", disse.

Apesar disso, o presidente da Anac fez questão de frisar que não custa pedir uma ajuda divina.

"Sempre é bom rezar para tudo. Aliás, no ano novo é o momento em que você reza, faz honras para Iemanjá, pula sete ondas; isso é uma manifestação que gostaria que não fosse levada para outro lado. Como todas as medidas foram tomadas, para haver outro problema só algo que não está sob nosso controle. Tem que rezar (também) para São Pedro (porque) tem chovido demais no Sudeste e isso não é bom para o sistema."

Zuanazzi disse ainda acreditar que o setor de turismo já perdeu "o que tinha que perder" e que o segmento tem que se preparar para a entrada da alta temporada, no verão.

Ele acrescentou ainda que a restrição para vôos fretados em horários de pico, nos principais aeroportos do país, já está em vigor "de segunda-feira à sexta-feira, de manhã cedo, e no fim da tarde e início da noite".


Terra/Reuters

SIGA-NOS NO Google News