Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sites ajudam eleitor a monitorar a vida de políticos

Graciliano Rocha / Campo Grande News - 29 de agosto de 2006 - 14:39


A internet pode ajudar a separar o joio do trigo na hora de escolher um candidato nessas eleições. Alguns sites oferecem ao eleitor a possibilidade de bisbilhotar aquele tipo de informação que os políticos fazem questão de omitir na propaganda eleitoral – como seus bens, identidade de quem já deu dinheiro para suas campanhas passadas, citações em escândalos ou mesmo os processos que respondem na justiça.

No início do mês a organização não-governamental Transparência Brasil pôs no ar o “Excelências”. O site reúne informações importantes que estavam espalhadas em vários bancos de dados sobre os deputados federais que concorrem à reeleição este ano.

Funciona como uma espécie de Orkut – o site de relacionamentos onde o próprio internauta abre suas informações pessoais à curiosidade alheia. As diferenças mais significativas estão no fato da maioria dos perfis do “Excelências” estar no ar à revelia do político e, claro, no conteúdo das informações. É possível saber, por exemplo, qual é o patrimônio de cada deputado, quem o financiou em 2002, quantos votos recebeu por cidade, para onde foram suas emendas parlamentares e ainda se está às voltas com algum processo judicial ou mesmo o quanto seu gabinete gastou com gasolina e telefone. Além disso, o internauta ainda pode ler o noticiário sobre corrupção que menciona o nome do político.

SIGA-NOS NO Google News