Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Site publica obra completa de Machado de Assis

Bira Martins/Campo Grande News - 24 de setembro de 2008 - 16:50

A obra completa de Machado de Assis em formato digital está disponível ao público na Internet. A página eletrônica entrou no ar ontem, e o lançamento oficial do trabalho acontece na noite de hoje, durante solenidade na Fundação Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.

A coleção digital Machado de Assis é resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público - a biblioteca digital do MEC (Ministério da Educação) - e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina.

Segundo o coordenador-geral de Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção, a edição especial das obras de Machado de Assis em formato digital possibilitará um acesso ainda maior aos textos do escritor.

“O site possibilita uma navegação rápida e eficiente para consulta, e deverá ser muito útil para estudantes e leitores em geral. No Ano Machado de Assis esta ação do portal Domínio Público, do MEC, toma uma dimensão importantíssima, ao possibilitar, ainda, a contribuição de diversos especialistas na obra de Machado”, diz Jéferson.

A edição digital é composta por 246 arquivos, que se apresentam para leitura em tela e para ‘download’, nos formatos ‘html’ e ‘pdf’.

De acordo com o coordenador do Portal Domínio Público, Marco Antônio Rodrigues, ainda que exista na internet muito material relativo ao escritor, é a primeira vez que se faz um esforço concentrado publicação de sua obra completa.

“Na verdade, esse esforço relativo a Machado precisa ser replicado com outros autores da literatura de língua portuguesa cujas obras já sejam de domínio público. É dever de todos cuidar desse patrimônio”, diz Marco Antônio.

Conteúdo - Os títulos apresentam-se em ordem cronológica. Os romances Ressurreição (1872), A Mão e a Luva (1874), Helena (1876), Iaiá Garcia (1878) e assim por diante, até Memorial de Aires (1908) estão disponíveis para leitura e para serem baixados, assim como as poesias, peças de teatro, traduções, crônicas, contos e as demais criações em outros gêneros que formam o conjunto da obra do escritor.

O site Machado de Assis apresenta outras seções, como Cronologia, O Autor e a Obra, Bibliografia, Obra Completa e Postagens, que possibilitam a participação e a colaboração de usuários.

Em Na Rede, o internauta encontra endereços de outras páginas na internet com materiais de qualidade relacionados a Machado e sua obra, dentre as quais estão as páginas das fundações Casa de Rui Barbosa e Biblioteca Nacional, instituições vinculadas ao Ministério da Cultura.

O site tem ainda depoimentos de estudiosos e especialistas, que podem contribuir para o entendimento e a interpretação da obras de Machado de Assis e o vídeo “Machado de Assis: um mestre na periferia”, produzido pela TV Escola, que oferece

SIGA-NOS NO Google News