Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/05/2009 09:51

Site de Cuiabá diz que Campo Grande já sabe que perdeu

Edilson Almeida, 24horasnews

Leia matéria publicada hoje pelo site 24horasnews, de Cuiabá

A um dia do anúncio oficial pela Federação Internacional de Futebol Associados (Fifa) das sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014, mais um indicativo de que Cuiabá, de fato, ocupará o posto de Sede do Pantanal. E o indicativo veio do próprio concorrente, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O prefeito Nelsinho Trad convocou coletiva de imprensa para às 8 horas de domingopara comentar a escolha, durante evento no Parque das Nações. A conversa ocorrerá em torno de cinco horas antes do horário programado para a divulgação nas Bahamas, marcada para às 14h30.

Outra informação veio do Portal Terra, um dos maiores do Brasil. Segundo o noticioso eletrônico, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, já tinha em mãos a lista das escolhidas e resolveu passar a sexta-feira telefonando para os prefeitos das cidades candidatas para antecipar o resultado e agradecer a mobilização. “Pelo menos oficialmente, nem Puccinelli, nem Nelsinho, receberam tal telefonema” – informa Ângela Kempfer, do Campo Grande News.

O colunista do Jornal “O Globo”, Ancelmo Gois, divulgou na sexta-feira a lista com os nomes das 12 cidades que receberão os jogos da Copa 2014. Nela, consta Cuiabá. Considerado um dos mais bem informados jornalistas do Brasil, o colunista chegou a atribuir o feito ao prestígio do governador Blairo Maggi. Além de Cuiabá, as cidades que constam na lista divulgada pelo jornalista esportivo são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.

Antes de Ancelmo Góis, o narrador esportivo Luciano do Valle, da Band Sport, foi efusivo ao cumprimentar Cuiabá pela vitória e chegou a mandar um recado, durante transmissão da partida de futebol entre Vasco da Gama e Corinthians, pela Copa do Brasil. “Parabéns Mato Grosso, parabéns Cuiabá. Em 2014, a Band e a TV Cidade Verde juntos transmitindo a Copa do Mundo" – disse o locutor.

A ansiedade é grande. Cuiabá e Campo Grande, certamente, foram as duas cidades que travaram os mais fortes embates sobre a disputa. Mais que a “briga” para ser a Sede do Pantanal da Copa, cuiabanos e campograndenses reabriram antigas feridas. Historicamente, as duas cidades sempre se rivalizaram, mesmo na época em que viviam sob a mesma administração. Não há empatia entre os dois povos. A palavra “afeto” e “consolação” não constam dos vocabulários de nenhum dos habitantes das duas cidades. Arrisca-se a dizer que, pela história, não há a menor possibilidade de pacificar a situação. Ainda mais com a disputa.

Na disputa pela sede, Mato Grosso chegou primeiro. O governador Blairo Maggi, de veia futebolística aguçada, assumiu a utopia de organizar a Cuiabá para tentar participar do evento. Contratou consultorias internacionais e criou fundo que já abriga em torno de R$ 100 milhões para obras. O sonho virou realidade quando a Fifa oficializou o projeto de criar uma sede no Pantanal. Cuiabá foi uma das primeiras a finalizar o projeto, apresentando proposta considerada consistente no sentido de se modernizar para receber a competição. Inclusive, um novo estádio de futebol a ser erguido no lugar do Verdão.

Para tentar recuperar o tempo perdido, o Governo de Mato Grosso do Sul optou pela comparação de Campo Grande com Cuiabá. No site oficial de sua candidatura ao Mundial, a organização sul matogrosssense garante que a cidade tem mais habitantes (724.524 contra 526.830, segundo o IBGE) e qualidade de vida que sua "rival". "A temperatura média em Campo Grande 3ºC inferior à quentíssima Cuiabá" - completa. A questão de segurança pública também é abordada, com mais citações à cidade vizinha. De acordo com o site da candidatura sul-mato-grossense, Cuiabá tem uma taxa de homicídios por 100 mil habitantes de 45,2%, ocupando o 7º lugar entre as capitais do Brasil, contra 30,3% de Campo Grande, a última na lista. Os ataques ainda vão a área ambiental, com a questão do desmatamento e poluição do Rio Cuiabá.

Cuiabá, por sua vez, não cita pontos negativos da rival Campo Grande e ainda se defende da acusação de ser um município "quentíssimo". "A cidade é quente por natureza, mas o calor humano é mais forte. Apesar da alta temperatura, todos vivem felizes e aproveitam bastante as belas cachoeiras aos arredores. Quem quer que venha para cá, se apaixona", diz.

Seja como for, a oficialização está bem perto. A cerimônia encabeçada pelo Comitê Executivo da Fifa, acontecerá neste domingo (31) no Hotel Atlantis, em Paradise Island, cidade localizada a 40 quilômetros de Nassau, capital das Bahamas. O presidente da CBF, que estará no evento da “board international”, garante: "Nesse processo de escolha não há vencedores ou vencidos. A cidade que não for indicada poderá participar da Copa do Mundo com as alternativas que a competição oferece, como centros de treinamentos para as seleções e outros eventos específicos" - prometeu Teixeira.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai reunir os prefeitos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, inclusive os governadores dos respectivos estados, no dia 2 de junho, terça-feira da próxima semana. O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) Carlos Orione, já recebeu o convite para estar na reunião.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)