Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Site de Cuiabá diz que Campo Grande já sabe que perdeu

Edilson Almeida, 24horasnews - 30 de maio de 2009 - 09:51

Leia matéria publicada hoje pelo site 24horasnews, de Cuiabá

A um dia do anúncio oficial pela Federação Internacional de Futebol Associados (Fifa) das sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014, mais um indicativo de que Cuiabá, de fato, ocupará o posto de Sede do Pantanal. E o indicativo veio do próprio concorrente, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O prefeito Nelsinho Trad convocou coletiva de imprensa para às 8 horas de domingopara comentar a escolha, durante evento no Parque das Nações. A conversa ocorrerá em torno de cinco horas antes do horário programado para a divulgação nas Bahamas, marcada para às 14h30.

Outra informação veio do Portal Terra, um dos maiores do Brasil. Segundo o noticioso eletrônico, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, já tinha em mãos a lista das escolhidas e resolveu passar a sexta-feira telefonando para os prefeitos das cidades candidatas para antecipar o resultado e agradecer a mobilização. “Pelo menos oficialmente, nem Puccinelli, nem Nelsinho, receberam tal telefonema” – informa Ângela Kempfer, do Campo Grande News.

O colunista do Jornal “O Globo”, Ancelmo Gois, divulgou na sexta-feira a lista com os nomes das 12 cidades que receberão os jogos da Copa 2014. Nela, consta Cuiabá. Considerado um dos mais bem informados jornalistas do Brasil, o colunista chegou a atribuir o feito ao prestígio do governador Blairo Maggi. Além de Cuiabá, as cidades que constam na lista divulgada pelo jornalista esportivo são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.

Antes de Ancelmo Góis, o narrador esportivo Luciano do Valle, da Band Sport, foi efusivo ao cumprimentar Cuiabá pela vitória e chegou a mandar um recado, durante transmissão da partida de futebol entre Vasco da Gama e Corinthians, pela Copa do Brasil. “Parabéns Mato Grosso, parabéns Cuiabá. Em 2014, a Band e a TV Cidade Verde juntos transmitindo a Copa do Mundo" – disse o locutor.

A ansiedade é grande. Cuiabá e Campo Grande, certamente, foram as duas cidades que travaram os mais fortes embates sobre a disputa. Mais que a “briga” para ser a Sede do Pantanal da Copa, cuiabanos e campograndenses reabriram antigas feridas. Historicamente, as duas cidades sempre se rivalizaram, mesmo na época em que viviam sob a mesma administração. Não há empatia entre os dois povos. A palavra “afeto” e “consolação” não constam dos vocabulários de nenhum dos habitantes das duas cidades. Arrisca-se a dizer que, pela história, não há a menor possibilidade de pacificar a situação. Ainda mais com a disputa.

Na disputa pela sede, Mato Grosso chegou primeiro. O governador Blairo Maggi, de veia futebolística aguçada, assumiu a utopia de organizar a Cuiabá para tentar participar do evento. Contratou consultorias internacionais e criou fundo que já abriga em torno de R$ 100 milhões para obras. O sonho virou realidade quando a Fifa oficializou o projeto de criar uma sede no Pantanal. Cuiabá foi uma das primeiras a finalizar o projeto, apresentando proposta considerada consistente no sentido de se modernizar para receber a competição. Inclusive, um novo estádio de futebol a ser erguido no lugar do Verdão.

Para tentar recuperar o tempo perdido, o Governo de Mato Grosso do Sul optou pela comparação de Campo Grande com Cuiabá. No site oficial de sua candidatura ao Mundial, a organização sul matogrosssense garante que a cidade tem mais habitantes (724.524 contra 526.830, segundo o IBGE) e qualidade de vida que sua "rival". "A temperatura média em Campo Grande 3ºC inferior à quentíssima Cuiabá" - completa. A questão de segurança pública também é abordada, com mais citações à cidade vizinha. De acordo com o site da candidatura sul-mato-grossense, Cuiabá tem uma taxa de homicídios por 100 mil habitantes de 45,2%, ocupando o 7º lugar entre as capitais do Brasil, contra 30,3% de Campo Grande, a última na lista. Os ataques ainda vão a área ambiental, com a questão do desmatamento e poluição do Rio Cuiabá.

Cuiabá, por sua vez, não cita pontos negativos da rival Campo Grande e ainda se defende da acusação de ser um município "quentíssimo". "A cidade é quente por natureza, mas o calor humano é mais forte. Apesar da alta temperatura, todos vivem felizes e aproveitam bastante as belas cachoeiras aos arredores. Quem quer que venha para cá, se apaixona", diz.

Seja como for, a oficialização está bem perto. A cerimônia encabeçada pelo Comitê Executivo da Fifa, acontecerá neste domingo (31) no Hotel Atlantis, em Paradise Island, cidade localizada a 40 quilômetros de Nassau, capital das Bahamas. O presidente da CBF, que estará no evento da “board international”, garante: "Nesse processo de escolha não há vencedores ou vencidos. A cidade que não for indicada poderá participar da Copa do Mundo com as alternativas que a competição oferece, como centros de treinamentos para as seleções e outros eventos específicos" - prometeu Teixeira.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai reunir os prefeitos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, inclusive os governadores dos respectivos estados, no dia 2 de junho, terça-feira da próxima semana. O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) Carlos Orione, já recebeu o convite para estar na reunião.

SIGA-NOS NO Google News