Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Site católico destaca viagem de Pe. Maurílio ao Vaticano

Pontifícias Obras Missionárias - 08 de julho de 2015 - 15:04

Site católico destaca viagem de Pe. Maurílio ao Vaticano

'Missão mais além'. Com essa motivação, seis padres do Brasil, representando as Pontifícias Obras Missionárias (POM) participam de encontro de convivência e formação missionária, promovido pelo Centro Internacional de Animação Missionária em Roma. Ficarão reunidos até o dia 16 deste mês, acompanhados pelo padre Vito Del Prete, secretário internacional da União Missionária e diretor do curso.

Participam os sacerdotes Jomelito Ferreira de Melo, da arquidiocese Brasília; João Batista da diocese de Niterói; José Carlos da Cruz da diocese de Ji-Paraná; Antônio Maurílio de Freitas, da diocese de Caratinga; Antônio Lopes de Lima, da diocese de Limoeiro do Norte e Rodrigo Schüler de Souza, da diocese de Osório.

Realizam essa experiência com outros missionários de língua portuguesa, de Angola, Moçambique, Timor Leste, Guiné Bissau, Cabo Verde e Portugal. São 26 padres e uma religiosa. A finalidade do encontro é oferecer aos sacerdotes momentos de convívio, partilha e formação missionária, para contribuírem com mais eficiência no trabalho de cooperação missionária que lhes foi confiado pelo bispo, em suas dioceses.

Com duração de dez dias, o curso contemplará momentos de formação com diversos assessores. Entre eles estão o padre Antônio Fernandes que tratará sobre a missão ad gentes, do Vaticano II à Evangelli Galdium e padre Riyszard Szmydki, que falará sobre a Pontifícia Obra da Propagação da Fé. A doutora Jeanne Baptistine, secretária internacional da IAM, apresentará a Obra da Infância Missionária.

Também serão apresentados temas como Missão e Diálogo num mundo multicultural e plurirreligioso e Interpelações atuais da Missão. Os sacerdotes farão uma visita a Assis, terra de São Francisco; celebrarão na Basílica de São Pedro e nas catacumbas, onde celebravam os primeiros cristãos.

Desde o primeiro momento, os padres brasileiros já trocaram experiências e refletiram sobre a caminhada missionária da Igreja no Brasil e seus desafios referente à missão ad gentes. "Nos sentimos representando todos aqueles que assumem a coordenação da animação missionária em nossas dioceses. Essa experiência com certeza nos ajudará a manter mais ligações com nossos irmãos de outros países e também na contribuição e animação de nossas dioceses do Brasil," disse padre Rodrigo Schüler de Souza, da diocese de Osório.

“Estar participando aqui no Centro Internacional de Animação Missionária em Roma, de um curso de missiologia com outros sacerdotes e religiosos, que em seus países também vivem a dimensão missionária, está sendo uma riqueza para minha formação missionária. Pretendo quando regressar ao Brasil socializar a experiência e os conhecimentos adquiridos neste curso nos meus serviços pastorais na diocese em que estou em missão,” testemunha padre Jomelito Ferreira de Melo, da arquidiocese Brasília.

SIGA-NOS NO Google News