Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sisutec oferece 4,2 mil vagas para cursos gratuitos em MS; veja como participar

Campo Grande News - 09 de agosto de 2013 - 15:01

Estão abertas as inscrições para o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada de Educação Profissional), do Governo Federal. As inscrições, que devem ser feitas no site do programa, começaram na terça-feira (6). O prazo final é segunda-feira (12).

O projeto, que prevê parcerias com instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional, oferece vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Segundo a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, no total, são 4,2 mil vagas em todo o Estado, para 102 turmas, em 56 escolas. Os cursos serão ministrados em 39 municípios.

O Senai (Serviço Nacional da Indústria) oferece outras 2,8 mil vagas.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de agosto. A matrícula será do dia 15 ao dia 16. A segunda chamada será divulgada no dia 19, com matrícula no dia 20.

Preparação - Em Campo Grande, a aulas também vão ocorrer em escolas públicas. Na Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino, no Jardim Petrópolis, duas salas foram reservadas. Cada uma vai receber 35 alunos para o curo de comunicação visual, eixo tecnológico, produção cultural e design.

A qualificação, com duração de um ano, tem carga horária de 960 h/a. O conteúdo programático prevê três módulos. No primeiro os alunos vão aprender sobre os fundamentos da comunicação, a linguagem gráfica e de criação.

Também vão estudar, entre outros assuntos, sobre a história da arte, estética da publicação, fotografia, redação publicitária, arte e projeto gráfico. O segundo módulo abordará, de maneira geral, ao atendimento ao cliente, marketing de mercado e a gestão profissional. O último foca no marketing e comportamento do consumidor, gestão de negócio e empreendedorismo.

Para a diretora da escola, Marlene Felipetto Rossi de Oliveira, de 55 anos, o projeto é uma oportunidade para os jovens, especialmente para aqueles que, por falta de qualificação, não conseguiram chegar ao primeiro emprego. “Eles vão poder trabalhar em várias áreas”, resumiu.

SIGA-NOS NO Google News