Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/06/2007 22:39

Sistema regional de rádio digital começa a ser testado

Barbara Lobato/ABr

Brasília - Teste para mudança da freqüência de rádio de analógico para digital deve ser feito com exclusividade na Universidade de Brasília (UnB) no mês de julho. Hoje (26) professores da UnB, técnicos da empresa de comunicação da Radiobrás e do Ministério das Comunicações reuniram-se para debater sobre o teste de transmissão da freqüência AM no rádio. O sistema escolhido para a realização dos testes na Radiobrás foi o DRM - Digital Radio Mondiale - que possui transmissão para radiofusão em ondas médias e curtas. Ou seja, freqüencias abaixo de 30 megahertz (MHz).

Segundo a chefe do departamento de rádio da Radiobrás, Sofia Hammoe, o teste pretende observar as vantagens e desvantagens do DRM para que se possa estabelecer uma concorrência mais justa entre outros sistemas. "A quantidade de rádios em funcionamento vai depender muito do padrão escolhido para convergência tecnológica do rádio. Mas é preciso ter em mente que as rádios comunitárias, por exemplo, também precisam ter espaço", disse.

Para ela, existem alguns padrões tecnológicos que dão preferência aos setores comerciais. "É preciso democratizar o sistema, pois há, atualmente, uma emissora de rádio que ocupa um espaço onde poderia ter quatro".

Na avaliação do professor de telecomunicações da UnB, Lúcio Martins, há dois sistemas que podem ser implantados aqui no Brasil: o DRM e o Iboc (In Band on Chanel), também conhecido como HD Rádio. "Ainda estamos em discussão para saber qual será o melhor modelo para utilizar no rádio, da mesma maneira que foi feito com o da TV [quando o Brasil optou pelo padrão japonês para transmissão dos programas]".

De acordo com ele, muitas emissoras de rádio já optaram pelo sistema Iboc, pois ele já está disponível há mais tempo no mercado, inclusive no uso dos aparelhos de som. Há cerca de uma semana, o ministro das Comunicações Hélio Costa informou que pretende definir o padrão para a transmissão de rádio digital até setembo de 2008. Alguns empresários radiofusores já têm preferência pelo padrão Iboc, como a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

"Tenho conhecimento de pelo menos umas 15 emissoras comerciais que, filiadas à Abert que já fazem uso do padrão Iboc sem ter o conhecimento de outros padrões", disse o professor da UnB. "Ninguém [empresas de radiofusão] quis optar por testes com o outro sistema. E nós achamos importante para poder estabelecer um comparativo entre os dois sistemas".

A freqüência de ondas médias é uma radiofusão para coberturas regionais e locais. Já a freqüência de ondas curtas é mais abrangente, podendo chegar até transmissões no exterior.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)