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Sistema on-line vai integrar Procons

Janaina Almada/ABr - 18 de fevereiro de 2004 - 14:08

Os Procons vão contar com o apoio do Ministério da Justiça para reforçar o atendimento ao consumidor. Eles passarão a trabalhar com o Sistema Integrado de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), que fornecerá dados sobre reclamações contra empresas, bem como referências de julgamento de processos. Até o fim do primeiro semestre, dez estados deverão estar ligados pelo sistema. Espera-se que até o final de 2006, todas as unidades da federação estejam em rede.

De acordo com o secretário de Defesa Econômica, Daniel Goldberg, a integração de armazenamento das reclamações poderão gerar maior eficiência na resolução dos problemas e atuação do Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC). "O objetivo é consolidar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Os Procons irão trabalhar em conjunto com o DPDC e o Ministério da Justiça em um único sistema, nas grandes questões de políticas públicas". Ele aposta que o consumidor terá mais celeridade nos atendimentos e mais eficácia nos resultados.

O diretor do DPDC, Ricardo Morishita, disse que as pessoas, antes de comprar produtos ou contratar serviços, por exemplo, terão acesso ao número de reclamações que a empresa recebe, quais os principais problemas e como os problemas são resolvidos não só em seu estado. Isso poderá ser decisivo na hora da compra”, afirma.

Outra vantagem apontada é no controle do número de reclamações. De acordo com Goldberg, se forem verificadas muitas queixas, a DPDC poderá atuar de forma mais eficaz contra as empresas.


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