Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/03/2004 14:56

Sistema de identificação digital será inaugurado 2ª

Dourados News

O Governador de Mato Grosso do Sul e o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira Filho, inaugura em definitivo o sistema para expedição dos RGs digitais. A ativação do sistema faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública e do Plano Estadual de Segurança Pública.

A implantação do sistema teve seu inicio em agosto do ano passado na sede do Instituto de Identificação da Impressão Digital – AFIS – sigla americana para Automated Fingerprint Identification Systems, utilizado mundialmente pelo F.B.I., INTERPOL e outros organismos de investigação policial e de segurança no mundo para aplicações nas investigações de impressões digitais.

Inicialmente o sistema funcionará no Posto Central de Identificação de Campo Grande, situado junto à 1ª Área de Segurança, localizada na Rua Padre João Crippa.

A Coordenadoria de Perícias através do Instituto de Identificação, desde 1979, com a divisão do Estado, já emitiu mais de 1.600.000 (um milhão e seiscentos mil), 1ª vias de cédulas de identidade, e atualmente expede em torno de 8.000 RGs por mês, sendo que todo esse bando de informações, tanto de dados nominais quanto de informações sobre as impressões digitais de cada indivíduo será digitalizado e classificado com o intuito de formar o cadastro estadual civil e criminal, permitindo aos órgãos policiais da SEJUSP a pesquisa rápida, segura e eficaz da impressão digital questionada.

O novo sistema de expedição de Carteira de Identidade será composto da captura digital da imagem da pessoa que não mais precisará levar a foto para ser colada no RG; da captura por scanners digitais das impressões papilares dos dedos, eliminando de vez a incômoda situação de entintamento dos dedos como é feito atualmente; e a assinatura do requerente também será capturada eletronicamente através de scanners digitais.

O novo modelo de RG trará maior segurança inicialmente para o portador do documento, em face da dificuldade de falsificação nos casos de perda ou extravio, e dos requisitos de segurança inseridos no papel moeda utilizado.

O cronograma completo da instalação da digitalização do Registro Geral (RG), deve levar 5 anos, pois só de impressões digitais já existentes são mais de 16 milhões, haja vista que o banco de dados será formado pelos 10 dedos de cada indivíduo, que se somarão às informações básicas como filiação dados antropométricos, dados do cartório de registro civil expedidor da certidão de nascimento ou casamento entre outras informações. O projeto prevê a expansão e ativação do sistema para todas as unidades policiais de cada município de Mato Grosso do Sul, interligando-as on-line com a sede do Instituto de Identificação.

A solenidade de inauguração do sistema será realizada na próxima segunda-feira, dia 29 de março, às 9h30, no Posto Central de Identificação, localizado na Rua Padre João Crippa, 1581, em Campo Grande.




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)