Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/08/2015 15:00

Sinusite: definição, causas, sinais e sintomas

News Med

A sinusite é uma inflamação (aguda ou crônica) dos seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso por vírus, bactérias ou fungos, mas que também pode estar associada à alergia ou à inalação de poluentes. Os seios paranasais são cavidades aeradas existentes nos ossos da face, que se abrem dentro do nariz. Normalmente eles não contêm germes, mas se suas saídas são obstruídas, eles podem acumular mucos que oferecem um ambiente propício ao surgimento de infecções.

A frequência das sinusites é maior em regiões frias e com grandes variações climáticas repentinas e intensas, estando fortemente associada a outras infecções das vias aéreas superiores como rinite, asma, bronquite, amigdalite e faringite. As sinusites podem ser desencadeadas ou favorecidas por problemas imunológicos, como ocorre nas deficiências de anticorpos, diabetes, mucoviscidose (em que as secreções são mais espessas), alergia respiratória, discinesia ciliar primária e AIDS.

Quais são as causas da sinusite?

As infecções mais frequentes são pelo rinovírus, adenovírus, vírus respiratório sincicial e/ou parainfluenza, mas também podem ser por bactérias ou fungos. A infecção pode acometer a mucosa de várias cavidades paranasais ao mesmo tempo e pode ser desencadeada pela gripe, pela alergia, por um desvio do septo nasal e por condições climáticas aversivas. Pode acontecer também que haja vários agentes infecciosos agindo ao mesmo tempo em mais de uma via respiratória. Em casos raros, a sinusite pode ser causada por infecções dentárias.

Quais são os sinais e sintomas da sinusite?

Os sintomas mais comuns da sinusite são: dor de cabeça forte, obstrução nasal, febre, coriza e espirros.

Como o médico diagnostica a sinusite?

O diagnóstico deve começar por uma história clínica minuciosa, associada a um exame físico bem feito. Isso muitas vezes é suficiente, mas pode ser complementado por exames radiológicos dos seios da face ou seios paranasais. Uma melhor identificação pode ser feita pela tomografia computadorizada.

Como o médico trata a sinusite?

A sinusite e a obstrução nasal têm cura. O tratamento visa liberar as secreções retidas na face e resolver eventuais problemas respiratórios concomitantes. Com finalidades terapêuticas, são praticadas lavagens nasais, inalações e cirurgias, bem como são ministrados antialérgicos, corticoides e antibióticos. Analgésicos e descongestionantes nasais também podem e devem ser usados para aliviar sintomas. Em alguns casos, uma cirurgia pode ser necessária para corrigir um desvio de septo, desobstruir as vias respiratórias, corrigir complicações possíveis que não possam ser solucionadas por meio da medicação.

Como evitar a sinusite?

- Lavar bem o nariz com uma solução salina ou soro fisiológico.

- Garantir uma boa função nasal, mantendo as cavidades aéreas da face bem ventiladas.

- Manter a casa bem limpa contribui para a prevenção de alergias que ajudam a desencadear sinusites.

- Beber bastante água ajuda a manter os mucos mais fluidos e, assim, mais fáceis de serem eliminados.

- Procurar identificar e evitar possíveis agentes alergênicos que ajudam a desencadear sinusites.

Como evolui a sinusite?

De um modo geral, a sinusite evolui para a cura completa, às vezes mesmo sem tratamento específico, no entanto complicações podem ocorrer, em virtude de uma agressividade exacerbada do agente infeccioso, da vulnerabilidade do sistema de defesa, de alterações da estrutura da cavidade paranasal ou da presença de agravantes ambientais. Embora isso seja raro, a infecção pode se espalhar para as regiões próximas, contaminando garganta, boca, dentes e órbitas oculares e pode infectar os ossos faciais causando osteomielite.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)