Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sintomas do câncer e a importância de conhecê-los

Fonte: Hospital Albert Einstein

Redação - 02 de março de 2021 - 14:00

Sintomas do câncer e a importância de conhecê-los

Os sinais e sintomas de cada tipo de câncer são distintos. E mesmo pacientes diagnosticados com neoplasias semelhantes podem apresentar sinais e sintomas diferentes. No entanto, algumas alterações no organismo devem ser observadas.

“Óbvio que na maioria das vezes sintomas novos não terão qualquer relação com o câncer, o paciente não deve ter medo, mas quando surge um novo sintoma, seja dor, uma nodulação, sangramento nas fezes ou sangramento vaginal em mulheres que já estão na menopausa, entre outros, ele deve ser levado à atenção de um médico”, afirma o oncologista Rafael Kaliks, do Einstein.

Entre os sinais de alerta, o médico lista: a presença de nódulos palpáveis, feridas que não cicatrizam (especialmente na cavidade oral), hemorragias nos orifícios naturais (sangramento na tosse e nas fezes, por exemplo), alteração na cor e no tamanho de pintas na pele, alteração do hábito intestinal, rouquidão por mais de duas semanas, anemia, perda de peso e fadiga. “Lembrando que não são sintomas específicos, podem ser consequência de outras doenças.”.

Sintomas mais comuns de alguns tipos de câncer
Mama
Nódulo único endurecido; abaulamento de uma parte da mama; inchaço da pele; vermelhidão na pele; inversão do mamilo; sensação de massa ou nódulo em uma das mamas; sensação de nódulo na axila; espessamento ou retração da pele ou do mamilo; secreção serosa ou com sangue pelos mamilos; inchaço do braço; crescimento de uma das mamas.

Intestino
Diarreia ou constipação persistentes que não costumavam existir; presença de sangue nas fezes; dor abdominal (cólica); sensação de inchaço abdominal; perda de peso sem motivo específico; cansaço e fadiga constante; náuseas e vômitos.

Próstata
Aumento da frequência urinária; fluxo urinário fraco ou interrompido; sangue na urina; sangue no líquido seminal; dor ou ardor durante a micção.

Estômago
Falta de apetite; perda de peso; dor abdominal; desconforto abdominal; náuseas; vômitos com ou sem sangue; inchaço ou acúmulo de líquido no abdômen; azia, indigestão ou úlcera.

Cérebro
Dor de cabeça; náuseas; vômitos; visão turva; problemas de equilíbrio; convulsões; sonolência.

Pulmão
Tosse; dor no peito; rouquidão; perda de apetite; falta de ar; fadiga; tosse com sangue ou mucosa; infecções; perda de peso inexplicada.

Colo do útero
Sangramento vaginal anormal; secreção incomum vaginal; sangramento após a menopausa; sangramento após relação sexual; dor durante a relação sexual.

Por Dr. Rafael Kaliks, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP 83 502

SIGA-NOS NO Google News